O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, tem um papel importante na celebração do 150º aniversário de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. Durante o mês de julho, a equipe realizou uma série de apresentações aéreas impressionantes que encantaram o público.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em Porto Velho, no estado de Rondônia, a ação do dia 7 de julho foi possível graças à parceria entre o Estado de Rondônia, a Prefeitura Municipal de Porto Velho e a Força Aérea Brasileira (FAB). O objetivo dessa colaboração foi promover uma maior integração com a sociedade, celebrando o legado inigualável de Santos Dumont através do espetáculo da aviação acrobática.

A união simbolizada pela Esquadrilha da Fumaça

Esquadrilha da fumaca 4

Coronel Aviador Marcos de Oliveira Macedo, Comandante da Base Aérea de Porto Velho (BAPV), disse que as acrobacias aéreas são uma demonstração de habilidade e agilidade dos pilotos, atraindo espectadores de todas as gerações. “A presença da Esquadrilha da Fumaça é um símbolo dessa união e representa o compromisso de todas as partes envolvidas em promover um evento memorável que aproxime e enalteça a população de Porto Velho”, disse o Comandante da BAPV.

Manaus celebra o legado de Santos Dumont

No dia seguinte, 8 de julho, a capital do Amazonas, Manaus, foi palco da apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea no complexo turístico da Ponta Negra. Esse espetáculo também fazia parte das celebrações do 150º aniversário de Santos Dumont e proporcionou 40 minutos de acrobacias aéreas que deixaram o público presente em êxtase.

A apresentação foi operacionalizada por meio da parceria entre a Guarnição de Aeronáutica de Manaus e a Prefeitura Municipal. O Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), e o Prefeito da Cidade de Manaus, David Pereira de Almeida, estiveram presentes durante toda a apresentação.

O significado das celebrações

“A apresentação foi um momento de muita alegria porque demandou muito planejamento. E isso não teria sido possível sem o apoio da Prefeitura Municipal de Manaus e das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Manaus”, pontuou o Oficial-General. Esses eventos não foram apenas demonstrações acrobáticas, mas também uma maneira de homenagear o legado de Santos Dumont, cujo espírito inovador continua a inspirar a aviação brasileira até hoje.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).