Esquadrão Puma transporta equipamentos em apoio às ações de resgate no litoral do RJ

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Após uma semana da forte chuva que atingiu Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty, no Rio de Janeiro (RJ), causando deslizamentos de terra, alagamentos e bloqueio de estradas, além de deixar mortos e desaparecidos, as forças de segurança mantêm os trabalhos de resgate. A Força Aérea Brasileira (FAB) segue apoiando a operação denominada Costa Verde. Neste sábado (09/04) a bordo da aeronave H-36 Caracal, o Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma realiza os transportes de cargas externa para região de Paraty.

Na sexta-feira (08/04), o helicóptero decolou da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), às 9h40, com destino à área de um condomínio, onde foi feito o reconhecimento do local e a preparação da carga, uma escavadeira pesando 1,5 tonelada, que foi içada à aeronave. O voo até a região afetada iniciou às 16h10, e às 17h05 ocorreu à infiltração do equipamento, cumprindo assim a missão em auxílio ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).

De acordo com o Comandante do Esquadrão Puma, Tenente-Coronel Aviador Bruno Cesar Guimarães de Oliveira, o transporte da máquina feito pelo helicóptero da FAB foi essencial para a localização de vítimas sob escombros pesados. “O Esquadrão Puma solidariza-se com as vítimas e familiares. Para nós, é uma honra ajudar as equipes de resgate no socorro e poder retornar à sociedade benefícios advindos dos investimentos nas Forças Armadas, mesmo em tempo de paz”, destaca o Oficial.

A missão do Esquadrão Puma, nesta operação, teve início ainda no dia 2 de abril. “As regiões ficaram isoladas e as equipes de resgates estavam com dificuldades de chegar aos locais de deslizamento para prestar o socorro. O 3º/8º GAV opera helicópteros com capacidade para decolar com até 31 pessoas ou transportar quase quatro toneladas de carga externa. Assim, foi possível aumentar a eficiência das equipes ao transportar uma maior quantidade de pessoas e cargas para as áreas afetadas”, completa o Comandante.

Esquadrão Puma

O Esquadrão Puma opera na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ), desde o início de 2017, com a aeronave H-36 Caracal, responsável por missões de Busca e Salvamento (SAR), Busca e Salvamento em Combate (CSAR), Evacuação Aeromédica (EVAM), Exfiltração e Infiltração Aérea e Transporte Aéreo Logístico, cumprindo missões de Força Aérea em todo o território nacional.

Fotos: 3º/8º GAV

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui