O Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6° ETA) – Esquadrão Guará, sediado em Brasília (DF), alcançou um marco impressionante em 2023, com o transporte de 100 órgãos. Esta conquista reflete o compromisso contínuo e a dedicação dos militares da Força Aérea Brasileira (FAB) em apoiar missões críticas de transporte de órgãos, tecidos e equipes médicas (TOTEQ), fundamentais para salvar vidas em todo o Brasil.

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A Importância do Transporte de Órgãos

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Para os pacientes aguardando transplantes, cada segundo conta. O tempo limitado de isquemia, o período durante o qual um órgão pode permanecer viável fora do corpo, torna cada missão de transporte uma corrida contra o tempo. O Esquadrão Guará desempenha um papel crucial neste processo, garantindo a entrega rápida e segura de órgãos para transplante.

Relato da Tenente Aviadora Karoline Ribeiro Loureiro

A Tenente Aviadora Karoline Ribeiro Loureiro, que participou de uma missão de TOTEQ, expressou a gratificação de contribuir para salvar vidas. Para ela, cada missão carrega um significado profundo de esperança e solidariedade, conhecido como “Voo da Vida”.

A Experiência do Cirurgião Leonardo Rufino Garcia

Leonardo Rufino Garcia, cirurgião e ex-Oficial Médico da Aeronáutica, destacou a importância da FAB nos procedimentos de transplante. Ele enfatizou que sem o apoio da FAB, muitos transplantes seriam inviáveis, dada a necessidade de rapidez no transporte.

Comandante André Luiz Cornélio Maia e a Sinergia nas Missões

O Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador André Luiz Cornélio Maia, ressaltou que o sucesso nas missões de TOTEQ é resultado de um trabalho sinérgico, envolvendo múltiplos atores e reforçando a capacidade de prontidão das tripulações do 6° ETA.

Legislação e Prioridade nas Operações Aéreas

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A Lei 9.175/17, que regula o transporte de órgãos e tecidos, juntamente com a prioridade dada às aeronaves da FAB em operações de transporte de órgãos, assegura a eficiência e a eficácia dessas missões vitais.

O Esquadrão Guará e suas Aeronaves

O 6° ETA opera aeronaves como o C-95 Bandeirante, C-98A Grand Caravan, C-97 Brasília e U-100 Phenom, realizando missões de transporte aéreo logístico, evacuação aeromédica e, principalmente, o TOTEQ.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).