O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão realizou, de 12 a 23 de julho, o Treinamento de Salvamento em Altura para Homens de Resgate. As instruções aconteceram no Parque Estadual da Pedra da Boca, na cidade de Araruna (PB). A capacitação teve como objetivo aprimorar as técnicas de salvamento em altura, navegação em ambiente de montanha, técnicas de escalada, de transposição de obstáculos e rapel.

Além do 1º/8º GAV, também participaram do treinamento os integrantes do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma, o Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, a Academia  da Força Aérea (AFA) e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR).

i2172817073501262O instrutor da atividade, Sargento Rodrigo Cezar de Souza Monçores, destacou que as técnicas aprimoradas durante o exercício podem ser, também, utilizadas em outros ambientes. “A manobra visa aumentar a gama de conhecimento geral do resgateiro. Ela amplia o escopo de estratégias desse homem de resgate para que possa, chegando ao local do sinistro, avaliar a situação e aplicar a melhores técnicas para realizar o resgate da forma mais segura possível”, explicou.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Um exemplo de aplicação do treinamento fora do ambiente de montanha é o resgate de uma vítima dentro de uma aeronave que se encontra em local instável. Para a estabilização da aeronave e a retirada da vítima em segurança é necessária a utilização de pontos de ancoragem e sistemas de força, que são técnicas treinadas durante a manobra.

Fotos: Suboficial Wandré, Sargento Marcella e Cabo Simplício /  BANT

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).