blank

Google News

Na 1° semana de abril, a Escola Superior de Guerra (ESG) realizou os Seminários “Brasil 200 Anos” e “Reflexões sobre os Estudos de Defesa”, ambos alusivos ao Bicentenário da Independência do Brasil.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

Nos dias 06 e 07, por intermédio do Centro Estratégico Marechal Cordeiro de Farias, ocorreu o Seminário “Brasil 200 Anos”, o qual foi realizado no auditório da Escola, com as presenças de palestrantes que discorreram sobre os dois séculos de independência do Brasil e projetaram o caminho para os próximos cem anos.

Dentre os diversos conferencistas, destaca-se a participação de professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da ESG, além da presença do diplomata Embaixador Carlos Henrique Cardim e do Deputado Federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança.

Já no dia 08, por intermédio do Programa de Pós-Graduação e Segurança Internacional e Defesa (PPGSID), a ESG realizou o Seminário “Reflexões sobre os Estudos de Defesa”. Pela manhã, a Professora do Instituto da Defesa Nacional de Portugal, Isabel Ferreira Nunes, e o Professor do King´s College London do Reino Unido, Vinicius Mariano de Carvalho, abordaram a perspectiva europeia sobre Estudos de Defesa.

blank
Seminário “Reflexões sobre os Estudos de Defesa” realizado por intermédio do PPGSID

Após o intervalo, foi a vez dos Professores dos Estados Unidos, Luis Bitencourt, do Centro de Estudos Hemisféricos de Defesa William J. Perry, e Mirlis Reyes Salarichs, do Inter- American Defense College, trazerem a perspectiva hemisférica sobre o assunto.

Os Seminários foram realizados tanto na modalidade presencial – para os Estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) e integrantes do Programa de Pós-Graduação e Segurança Internacional e Defesa (PGGSID) da ESG –  quanto por videoconferência – para público geral inscrito.

Impressões sobre os Seminários

Ao comentar sobre o “Seminário 200 Anos”, o Estagiário do CAEPE, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Barillo Cruz, disse que os conferencistas concederam a todos um conteúdo inestimável a respeito da história do País e que “refletir sobre o próximo centenário e os desafios futuros, definitivamente, não se reveste de uma tarefa fácil e denota àquele que se compromete em singrar tal caminho um enorme senso de responsabilidade, uma vez que tais interpretações serão multiplicadas, de modo inexorável, por parte de cada integrante desta audiência, oriundos de diversos setores de nossa sociedade”.

Já para a aluna do Mestrado em Segurança Internacional da ESG, Yasmim Reis, o Seminário “Reflexões sobre os Estudos de Defesa” foi enriquecedor ao trazer assuntos acerca de Defesa, como por exemplo, a importância de uma governança conjunta entre a educação e o setor de segurança e defesa para resolução de crises. “Os assuntos e reflexões debatidos no Seminário nos ajudarão em nossas formações, futuras consultorias e pesquisas de alto nível, sendo de grande relevância para o Programa de Mestrado de nossa Escola”.

blank
Entrega de certificados aos Conferencistas do Seminário “Brasil 200 Anos” pelo Capitão de Mar e Guerra Barillo
blank
Aluna do Mestrado, Yasmim Reis, ao lado do Professor Luis Biitencourt, do William J. Perry Center, no Seminário “Reflexões sobre os Estudos de Defesa”

Fonte ESG, por Ten Isabela Costa

Fotos: SD Santana Brito