A Escola Superior de Defesa (ESD) e a Escola Superior de Guerra (ESG) participam da maior feira de Segurança e Defesa da América Latina, a LAAD 2023, que acontece de 11 a 14 de abril no RIOCENTRO, no Rio de Janeiro (RJ). Durante o evento, as escolas apresentam seus cursos e estabelecem parcerias, reafirmando a missão de fortalecer a mentalidade de defesa na sociedade brasileira.

Estande e visitantes

88b62172 49c8 4aac a653 ec44c5f05f9f

O estande institucional compartilhado pelas duas escolas recebeu inúmeros visitantes, tanto militares quanto civis, interessados em conhecer mais sobre os cursos oferecidos e tratar de futuras parcerias. Entre os visitantes, esteve o Gerente de Treinamento e Engajamento de Defesa da Embaixada do Reino Unido em Brasília, Edgar Silva, que falou sobre uma possível colaboração mútua com escolas congêneres do Reino Unido.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cooperação internacional

 

A cooperação entre a ESD, a ESG e instituições estrangeiras é um passo importante para o intercâmbio de conhecimentos e experiências no âmbito da defesa e segurança. Edgar Silva destacou a possibilidade de um memorando de entendimento, que envolveria intercâmbio de cursos, professores e alunos entre as instituições.

Apoio de autoridades militares

711602c2 793a 4062 853f fb5da2db2229

O Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, visitou o estande da ESD e destacou a importância da participação das duas escolas na LAAD. Segundo o general, os cursos oferecidos são altamente valiosos para o público de diversos países, empresas e delegações presentes no evento.

A presença da ESD e da ESG na LAAD 2023 reforça o compromisso das instituições em promover a mentalidade de defesa na sociedade brasileira e estabelecer parcerias estratégicas, contribuindo para o desenvolvimento e a segurança do país.

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).