Durante o Grande Jogo Escoteiro 2024, realizado no Aterro do Flamengo, o 210° Grupo Escoteiro do Ar Maj. Brig. Meira, em parceria com o Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ), realizou uma impactante exposição de viaturas militares antigas e itens da Segunda Guerra Mundial. Esta iniciativa celebrou o Dia da Vitória, aproximando a juventude da rica história militar brasileira.

Homenagem e Educação

Rafael Sayão, diretor presidente do 210° GEAr, ressaltou a importância da exposição: “Por conta da tragédia no Rio Grande do Sul, todas as cerimônias militares no Brasil foram canceladas, inclusive a celebração do Dia da Vitória, realizada em 08 de maio. Levar a exposição para o Grande Jogo Escoteiro foi uma singela forma de celebrar a data com a juventude, aproximando-os deste tema e fazendo memória aos heróis brasileiros da FEB. Agradeço ao diretor do Monumento, à diretoria da Região Escoteira do Rio e à coordenação da atividade que apoiaram nossa ideia.”

Participação e Apoio

blank

Mais de cinco mil participantes tiveram a oportunidade de interagir e aprender sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. A exposição recebeu apoio institucional do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial e dos reencenadores do @instaverdeoliva, proporcionando uma experiência educativa e envolvente.

Preservação da História Militar

Carlos Dias, diretor de relações institucionais do CVMARJ, destacou o valor da atividade: “Para o nosso clube é sempre uma alegria e uma honra colocar nossas viaturas a serviço da preservação da história militar brasileira. Quando a atividade atende ao público infantojuvenil é um prazer ainda maior, pois sabemos que estamos colaborando com a construção do futuro do Brasil. Nosso clube está a serviço desta causa e destes valores há 22 anos.”

Parceria Duradoura

O 210° Grupo Escoteiro Maj. Brig. Meira e o Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro possuem um convênio de parceria focado no desenvolvimento de projetos educativos. Juntos, eles promovem atividades que visam a preservação e divulgação da história militar brasileira para crianças e adolescentes, fortalecendo o conhecimento e respeito pelas tradições e feitos históricos do país.

CVMARJ CELEBRA 22 ANOS DE HISTÓRIA E PRESERVAÇÃO DE VEÍCULOS MILITARES ANTIGOS

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui