blank
Solenidade de Passagem de Comando realizada no Salão Nobre da ESG

Google News

Na última sexta-feira (13), foi realizada a cerimônia de transmissão do cargo de Subcomandante da Escola Superior de Guerra (ESG) do Contra-Almirante Cassiano Marques ao General de Brigada Himario Brandão Trinas. Estavam presentes na solenidade o Chefe de Educação e Cultura do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço e o Comandante da ESG, General de Divisão Adilson Carlos Katibe.

Entre no canal do Defesa em Foco no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Em suas palavras de despedida, o Almirante Cassiano fez votos de boas-vindas ao novo Subcomandante, agradeceu a todos os integrantes da ESG pelo comprometimento e colaboração durante o tempo em que esteve na Escola e expressou a satisfação e orgulho por ter tido a oportunidade de contribuir e trabalhar na casa onde “estuda-se o destino do Brasil”.

blank

Na leitura da referência elogiosa, o Comandante da Escola relembrou a trajetória do Almirante Cassiano na ESG, que antes de assumir o subcomando, já integrava a Escola, sendo Estagiário do CAEPE (2020), Assistente Militar da Marinha (2020) e Diretor do Campus (2021). “Sua ação de comando foi muito bem-sucedida, como assistente Militar da Marinha, Diretor do Campus e, finalmente, Subcomandante, a partir de 19 de março de 2022, graças à perfeita compreensão dos objetivos estabelecidos pelo comando da ESG, aliado a seu compromisso inabalável de cumprimento de missão”, disse o Comandante.

Momentos antes da Passagem de Subcomando, foi realizada a Imposição da Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias (MMMCF) ao novo subcomandante, e a inauguração do retrato do Contra-Almirante Cassiano Marques, a compor a galeria de fotos dos antigos subcomandantes da ESG.

blank
Comandante da ESG realiza imposição da MMMCF ao General Himario

 

blank
CA Cassiano Marques e Esposa realizam descerramento do Retrato

Novo Subcomandante

blankAo ser nomeado para o cargo de Subcomandante da ESG, o General de Brigada Himario Brandão Trinas exercia o cargo de Subchefe de Assuntos Internacionais do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. Nascido em 28 de maio de 1969, é natural da cidade do Rio de Janeiro e filho de Virginia Maria Brandão Trinas e de Himario de Lima das Trinas. O general é casado com a Major Tatiana, com quem possui dois filhos: Juliana e Guilherme.

O General Himario incorporou às fileiras do Exército em fevereiro de 1987, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), e foi declarado aspirante a oficial, do quadro de Material Bélico, em novembro de 1990. Foi promovido ao atual posto em 31 de julho de 2020. Ao longo de sua carreira, foi condecorado com onze medalhas nacionais e duas estrangeiras.

Dentre os cursos realizados, destacam-se o de Extensão de Material Bélico (1992), de Aperfeiçoamento de Oficiais de Material Bélico (1997), de Operações na Selva categoria A (2008), Curso Superior de Defesa na ESG (2016) e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército na ECEME (2016). O general também possui bacharelado em Administração na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Durante sua carreira, desempenhou as seguintes funções relevantes: Oficial Subalterno no 18º Batalhão Logístico, atual 18º Batalhão de Transportes (1991-1994), Instrutor na Escola de Material Bélico, Atual Escola de Sargentos de Logística (1995-1996)(2000-2003), Comandante de Companhia no 3º Batalhão de Suprimento (1998-1999), Oficial de Estado-Maior no 6º Depósito de Suprimento (2004-2006), Oficial de Estado-Maior no Comando da 8ª Região Militar/8ª Divisão de Exército (2008-2009), Assessor Logístico da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai (2010-2011), Comandante do 22º Batalhão Logístico Leve(2012-2013), Chefe da Divisão Classe IX, na Diretoria de Material (2014-2015), Coordenador da Seção de Interoperabilidade Logística, da Chefia de Logística e Mobilização do Ministério da Defesa (2017), Comandante do Colégio Militar do Rio de Janeiro (2018-2019), Subdiretor de Abastecimento (2020) e Chefe do Centro de Coordenação de Operações Logísticas do Comando Logístico (2020-2021).