Integrantes da ESG na AMAN

Na última quarta-feira (20/04), integrantes da Escola Superior de Guerra (ESG) visitaram a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), instituição de ensino superior do Exército Brasileiro, em Resende (RJ).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

34a03c06 8a0c 4294 b55f c95c2e0ce177A comitiva da ESG, formada por 95 integrantes, entre estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), alunos do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) e do corpo permanente, foi recebida pelo Coronel Paulo Sergio Maturana Lopes, Subcomandante da AMAN, que realizou uma palestra sobre a missão e desafios da Academia.

Em sua exposição, o Subcomandante iniciou percorrendo pela trajetória histórica da Academia, que completa, neste mês, 211 anos. Em seguida apresentou os números que fazem da AMAN a maior instituição de ensino militar da América do Sul, contando seu efetivo com quase quatro mil militares e civis, além de 1659 cadetes. Neste aspecto, comentou sobre o desafio da inclusão de mulheres no corpo de cadetes, sendo a primeira turma mista graduada em 2021, e o resultado positivo obtido, uma vez que as militares foram destaque em suas turmas.

Em seguida, apresentou o funcionamento do organograma acadêmico e as mudanças que irão vigorar a partir de 2025 como, por exemplo, obter o domínio das línguas inglês e espanhol durante o curso, neste sentido, abordou aspectos como a busca pela melhoria contínua da formação de novos líderes: “Temos um corpo de militares com uma expertise relevante, inclusive em missões internacionais. Tudo visando a formação de nosso Cadete”, concluiu.

35140c1f 354f 4897 8fce a036d0869538Após a apresentação, a comitiva visitou os Conjuntos Principais da AMAN e, no início da tarde, assistiram ao “avançar do rancho”, momento tradicional em que os cadetes se reúnem no pátio para se deslocarem ao refeitório.

54a3e119 d586 4af3 9027 68791e99b766

Por fim, a comitiva seguiu para a Seção de Simulação de Apoio de Fogo, local em que se realiza, por meio de equipamentos tecnológicos e softwares, a simulação de combates com o uso de armas de fogo e equipamentos do Exército Brasileiro.

Para a estagiária Fernanda Noethen, estagiária do CAEPE e Delegada da Polícia Civil do Rio de Janeiro, a visita foi rica e interessante: “Conhecendo esta instituição, sinto que os valores noção estão assegurados e os profissionais bem treinados, fiquei apaixonada! ”, disse.

e36528ac a3b4 44c0 aac9 b29a8243f86c

 Auditório da AMAN

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).