A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, no dia 29 de novembro de 2022, ato festivo de divulgação e solenização do Bicentenário da Independência do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A efeméride foi celebrada com um livro e uma edição especial da Revista da ESG, escritos por estudiosos da Instituição e por outros autores convidados, provenientes de círculos acadêmicos externos, e produzidos pela Equipe Editorial em conjunto com a Gráfica da ESG. Na ocasião, o General de Divisão Adilson Carlos Katibe, então Comandante da Escola, acompanhado dos Professores Doutores Jacintho Maia Neto e Maria Célia Barbosa Reis da Silva cumprimentaram os autores e fizeram a entrega de exemplares das publicações.

169840d9 100d 48de 9ae0 1de9c15a9369

A ESG, por meio de sua revista acadêmica, dedicou o número 80, volume 37, à relevante celebração deste ano: o Bicentenário da Independência do Brasil. O exemplar contemplou o Bicentenário em consonância com o ideário da Escola e de seu respectivo Programa de Pós-Graduação, onde cada fórum foi organizado por um professor da Instituição, atuando como editor-convidado. Os artigos foram englobados em seis eixos temáticos: Forças Armadas, cultura e sociedade no centenário da Independência; Geopolítica, Fronteiras e Soberania do Brasil no século XXI; Independência do Brasil; Semana de Arte Moderna e Língua Portuguesa, como afirmações identitárias da Nação; Direitos Humanos: 200 anos de avanços e recuos; e A trajetória da Administração Pública e da Defesa no Brasil.

O livro Brasil: 200 anos, organizado pelo Professor Doutor Ronaldo Gomes Carmona, é composto por uma coletânea de artigos e ensaios que nasceram de palestras proferidas no evento homônimo, ocorrido em 4 e 5 de maio deste ano. O livro reflete vários momentos desses 200 anos de Independência do Brasil: desde o ato do príncipe Pedro no Sete de Setembro, momento simbólico de ruptura e representação política de um movimento, que vai muito além dele –  e que, em um sentido mais amplo, se estende até a contemporaneidade.

Prestigiaram a cerimônia o General de Brigada Himario Brandão Trinas, Subcomandante da ESG, integrantes do Corpo Permanente e convidados.

Ambas as publicações estão disponíveis na página da Editora da ESG.

 

Fonte: ESG, texto por 1º Ten Ariadne.

Fotos: SD Santana Brito.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).