Em 23 de junho de 2021, a Equipe Móvel de Treinamento Especializado em Selva (JWMTT, acrônimo em inglês) na Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO) realizou a Cerimônia de Entrega de Certificados de Conclusão para as Tropas de Ação Rápida da Tanzânia (TANZQRF) e militar do Batalhão da África do Sul.

Este módulo foi composto de 03 (três) semanas de treinamento, onde foram ministradas instruções de Caracterização do Ambiente de Selva, Navegação Diurna e Noturna através Selva, Rastreamento e Contra Rastreamento, Movimento Tático, Reação ao Contato, Técnicas de Ação no Objetivo, Normas de Comando e Patrulha através Selva, Técnicas Aeromóveis, Técnicas de Ação Imediata, Tiro, dentre outras.

 Esse treinamento visou incrementar o adestramento das tropas da Brigada de Intervenção (FIB – Force Intervention Brigade) da MONUSCO, para que otimizem o cumprimento do Mandato, especialmente na proteção de civis e combate aos grupos armados no interior da floresta. No total foram 25 (vinte e cinco) militares da Tanzânia e 01 (uma) militar da África do Sul, a Sergeant Major Isaacs, que treinaram com a equipe brasileira no nordeste congolês na modalidade ToT (Treinando os Treinadores).

A Equipe brasileira é composta por 13 Oficiais e Sargentos Guerreiros de Selva, sendo 11 do Exército Brasileiro, 1 da Marinha do Brasil e 1 da Força Aérea Brasileira.

Fonte: Equipe Móvel de Treinamento Especializado em Selva (JWMTT, acrônimo em inglês)
Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui