O Nono Batalhão de Polícia Militar (9° BPM) de Minas Gerais completou 89 anos de atuação e ganhou uma homenagem da Força Aérea Brasileira, por meio da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). A homenagem ocorreu durante a Parada Diária do Corpo de Alunos (CA) da EPCAR, no dia 7 de julho e contou com a presença do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, do Comandante do 9° BPM, Tenente-Coronel PM Ademir Siqueira de Faria e demais autoridades das Forças de Segurança da cidade, como Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros.

Como parte destas homenagens, foi hasteada a insígnia da PMMG no mastro principal da Escola, juntamente à Bandeira Nacional e à insígnia de Brigadeiro do Ar, os alunos ecoaram os gritos de guerra de seus Esquadrões em homenagem ao efetivo do 9° BPM e o Corpo de Alunos desfilou entoando a Canção da Polícia Militar de Minas Gerais. Todos os protocolos de segurança sanitária relativos à pandemia de Covid-19 foram respeitados.

Durante a solenidade, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro Silva Mendes, destacou a grande parceria que há entre o 9° BPM e a Escola, e a importância de ambas as instituições na formação de futuros profissionais que prestarão relevantes serviços à sociedade, por meio da excelente formação que lhes é oferecida. O Oficial-General frisou que tal fato eleva o alcance das instituições para além dos muros que as delimitam, fazendo chegar para toda a sociedade em geral.

“A cidade de Barbacena está entre as primeiras colocadas com baixíssimos índices de violência, por conta da atuação do 9° BPM em conjunto com as demais instituições de segurança da cidade. É uma instituição parceira nossa, sempre trabalhamos em conjunto e mesmo que a pandemia tenha limitado várias de nossas ações, conseguimos manter esse relacionamento cordial. Parabéns ao Nono Batalhão e peço ao Tenente-Coronel Ademir que transmita esse reconhecimento a todos os guerreiros do 9° BPM que estão diariamente atuando nos dezenove municípios de sua área de atuação”, finalizou o Comandante da EPCAR.

O Comandante do 9° BPM, Tenente-Coronel PM Ademir Siqueira de Faria, destacou que a parceria com a Força Aérea é fundamental na missão de construir melhores cidades para a população. “É muito gratificante para o 9° BPM participar deste evento e receber todo esse carinho da EPCAR. Os meus agradecimentos, como Comandante e de todos os policiais militares e servidores civis que compõe o Sentinela da Mantiqueira, para esse evento e para a Escola que muito nos emocionou e muito dignificou o nosso trabalho. A EPCAR é uma grande parceira da PMMG, então, aquelas ações em conjunto que possibilitarem ser feitas em parceria, continuaremos fazendo para que a sociedade seja a principal beneficiada”, destaca.

Apresentação de militares e despedida de professora

Durante a cerimônia militar que homenageou o Nono Batalhão de Polícia Militar, também foram apresentados ao efetivo sete militares que foram transferidos recentemente para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Eles receberam das mãos do Comandante da Escola o Distintivo de Organização Militar (DOM) para utilização no 10° uniforme do Regulamento de Uniformes para os Militares da Aeronáutica (RUMAER).

Na oportunidade, aconteceu também a despedida da professora de inglês, a servidora civil Cláudia Russo Paes Ananias de Souza, que atuou na EPCAR por 26 anos. Participaram do ato o Comandante da escola, além do Chefe da Divisão de Ensino (DE), Tenente-Coronel Aviador Aron-Luis Martins da Silva.

Fotos: Suboficial Leopoldo e Sargento Domingos
Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui