No período de 21 a 23 de setembro, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) deu prosseguimento às atividades de Certificação como Força de Prontidão da Força Terrestre (FORPRON), com o Exercício de Simulação Construtiva e trabalhos do Estado-Maior (EM) da Brigada Francisco Barreto de Menezes.

A atividade iniciou-se com o recebimento da Ordem de Operações do escalão enquadrante no Centro de Coordenação e Operações do Comando Militar do Nordeste (CCOp/CMNE). Após o recebimento da missão, o EM da Brigada iniciou o Processo de Planejamento e Condução das Operações Terrestres (PPCOT) em seu Centro de Operações (COp/Bda). Ao término do planejamento, o Comandante da 10ª Bda Inf Mtz, o General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, reuniu seus Comandantes de Organização Militares (OM) e emitiu a sua Ordem de Operações.

A emissão da Ordem de Operações da Brigada foi acompanhada pelo Comandante Militar do Nordeste, o General de Exército Richard Fernandez Nunes, pelo futuro Comandante da 7ª Divisão de Exército (7ª DE), o General de Divisão Vinicius Ferreira Martinelli, pelo Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, o General de Brigada Carlos José Rocha Lima, que também é Observador e Controlador e Avaliador, pelo Coronel Osíris Fernandes Junior, representante do Comando de Operações Terrestres (COTER), além de outros oficiais avaliadores. Após a emissão da Ordem de Operações os Comandantes das OM subordinadas iniciaram os seus planejamentos e a emissão das respectivas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O exercício prosseguirá até o dia 15 de outubro, com a realização das fases de Simulação Virtual e Simulação Viva.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).