Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.
O Instituto Clima e Sociedade (iCS) e a Embaixada da República Federal da Alemanha em Brasília realizaram no Rio de Janeiro o Encontro Internacional sobre Mudanças Climáticas e Transporte Marítimo. O evento é o sexto da série Diálogos Futuro Sustentável e visa promover um debate sobre os desafios para a redução das emissões de gases de efeito estufa pelo transporte marítimo.
Mais de 170 países que fazem parte da Organização chegaram ao que foi considerado o maior acordo climático do ano. Trata-se de uma meta de redução de 50% das emissões do transporte marítimo internacional até 2050 em relação aos níveis de 2008. Tal medida consolida a transição para uma nova economia, em que a competitividade será cada vez mais determinada pela intensidade carbônica. E quais as implicações deste acordo para o Brasil?
Na ocasião, os pesquisadores André Lucena, da Coppe/UFRJ, e Andrea Lucchesi, da Fipe/USP, debaterão os impactos das medidas de redução das emissões do transporte marítimo internacional para as principais commodities brasileiras, assim como contribuições para sustentabilidade e competitividade do comércio exterior do País trazendo dados das suas pesquisas mais recentes sobre o tema.