O 1° Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação, promovido pelo Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Nordeste, ocorreu no litoral sul de Pernambuco, nos dias 29 e 30 de março, reunindo mais de 400 participantes, entre pesquisadores, estudantes e representantes do governo, do setor produtivo e do Exército Brasileiro. O evento teve como objetivo tratar de questões relevantes para a região, como a criação da Nova Escola de Sargentos do Exército.

article 3 6 scaled

A iniciativa tem como propósito promover integração, inovação, planejamento estratégico, fortalecimento da Defesa Nacional e desenvolvimento socioeconômico sustentável, por meio de parcerias de longo prazo entre instituições governamentais, acadêmicas e do setor produtivo da Região Nordeste. O General Richard Fernandez Nunes, Comandante Militar do Nordeste, enfatizou a importância do evento para o Exército e para o futuro estratégico da instituição.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

WhatsApp Image 2023 03 31 at 06.10.48

Durante o encontro, o projeto da Escola de Sargentos do Exército, previsto para ser construído no oeste metropolitano de Recife, em Pernambuco, foi detalhado. A construção do campus escolar deve gerar 11 mil empregos diretos e 17 mil indiretos, além de proporcionar um incremento de pelo menos R$200 milhões por ano na economia local. A escola tem o potencial de promover legados educacional, socioeconômico e ambiental, além de gerar recursos e demanda por produtos e serviços na região.

WhatsApp Image 2023 03 31 at 06.11.36 1

O evento contou com conferências, mesas temáticas e reuniões setoriais, abordando temas como mudanças climáticas, Amazônia, fronteiras tecnológicas, inovação aberta, Geopolítica, Segurança Internacional, Escola Superior de Guerra, sustentabilidade, energias renováveis, indústria de defesa, crimes cibernéticos, regulamentação, internet das coisas, inteligência artificial, economia criativa e indústria 4.0. A colaboração entre academia, empresas e órgãos de Estado visa encontrar soluções inovadoras para questões sociais e econômicas.

WhatsApp Image 2023 03 31 at 06.25.53

O conceito de sustentabilidade também esteve presente no local escolhido para sediar o encontro, o primeiro hotel do Sesc Pernambuco no litoral do estado, localizado na Praia de Guadalupe, em Sirinhaém, a 76 km da capital. O projeto possui um Centro de Educação Ambiental e destina quase metade de sua área para a preservação do mangue e da mata.

A Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação é formada por diversos órgãos e instituições, com o objetivo de interagir com pesquisadores, órgãos públicos, Instituições de Ensino e Pesquisa, associações e think tanks, nacionais e estrangeiros, para a produção de conhecimento em Defesa Nacional e, assim, contribuir para o desenvolvimento da mentalidade de defesa na sociedade brasileira.

A parceria entre as instituições presentes no evento demonstra o interesse comum em abordar questões estratégicas e inovadoras para o desenvolvimento da Região Nordeste. O reitor da Universidade Federal do Piauí e coordenador da Rede de Universidades Federais do Nordeste, Professor Dr. Gildásio Guedes, ressaltou o potencial do encontro para estimular a investigação científica na região. Segundo ele, integrar, cooperar e inovar são funções essenciais das universidades para promover a integração e o desenvolvimento estratégico do país.

WhatsApp Image 2023 03 31 at 06.18.29

A Escola de Sargentos do Exército, um dos principais temas discutidos no encontro, visa integrar-se com instituições de ensino da região, nos níveis técnico e superior, e utilizar metodologias de ensino modernas e tecnologias interativas para formar futuros sargentos em 16 especialidades distintas. A escola pretende tornar-se um polo de referência na promoção da aprendizagem ativa e colaborativa.

Esse primeiro encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação é um marco para a cooperação entre diversos setores da sociedade na busca por soluções que promovam o desenvolvimento sustentável e estratégico da Região Nordeste. Através da colaboração entre instituições governamentais, acadêmicas e do setor produtivo, espera-se que as discussões e propostas geradas no evento possam ser aplicadas na prática, gerando impactos positivos na sociedade e na economia da região.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).