Cantora Mona Vilardo interpretou sucessos de Emilinha Borba - Imagem: SO-MO Johson

Na última sexta-feira, a cidade do Rio de Janeiro foi palco de uma celebração que resgatou a magia da Era de Ouro do rádio brasileiro. A Fortaleza de São José, sede do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), reverberou com as melodias inesquecíveis de Emilinha Borba, a “Rainha do Rádio”, que teria completado 100 anos no último dia 31 de agosto. A cantora Mona Vilardo, acompanhada das Bandas Marcial e Sinfônica do CFN e do coral de crianças do Programa Forças no Esporte do Batalhão Naval, trouxe de volta à vida os maiores sucessos de uma das vozes mais amadas do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma Parceria que Resgata a História

YouTube video

O evento, uma parceria com o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS RJ), foi mais do que uma homenagem a Emília Savana da Silva Borba, foi uma verdadeira viagem no tempo, um resgate da rica história musical brasileira que Emilinha ajudou a construir. A artista, que deixou um legado cultural inestimável, era conhecida por sua estreita ligação com a Marinha do Brasil, uma relação que foi celebrada com grande estilo durante a noite, com apresentações que incluíram músicas que marcaram essa parceria, como “Aí Vem a Marinha” e “Cisne Branco”.

Uma Celebração que Encantou o Público

imagem 2023 09 18 075726193
Banda Marcial relembrou sucessos da música popular brasileira – Imagem: SO-MO Johson

A Banda Sinfônica do CFN, composta por 120 músicos talentosos, homens e mulheres, todos Fuzileiros Navais, e 30 solistas com vozes únicas, presenteou o público com um pot-pourri de marchinhas de Carnaval que marcaram época, além de outros grandes sucessos de Emilinha. A Banda Marcial, por sua vez, proporcionou um espetáculo visual e sonoro, com 126 militares formando figuras e caracteres enquanto executavam dobrados marciais e canções populares adaptadas, com um destaque especial para as gaitas de fole escocesas, que proporcionaram um show à parte.

Uma Artista que Continua a Inspirar

imagem 2023 09 18 075759440

Emilinha Borba, uma artista que conquistou o Brasil com sua voz única e interpretações marcantes, continua a inspirar novas gerações de músicos e cantores. “Ela recebeu o carinho do público ao longo de toda a sua carreira, e espalhou fã-clubes pelo Brasil, além de receber muitos títulos. Trata-se de uma artista que deve ser reverenciada hoje e sempre, com orgulho e muito carinho”, afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro. Para manter viva a memória dessa grande estrela, a Web Rádio MIS RJ produziu o programa “Os tesouros da Emilinha”, um tributo repleto de músicas inesquecíveis e histórias narradas pela própria Emilinha, além de grandes sucessos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).