A Taurus, uma das principais fabricantes de armas do mundo, realizou nesta quarta-feira (08), em São Paulo, reunião pública em conjunto com a APIMEC (Associação dos Profissionais de Investimentos de Mercado de Capitais).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No encontro, o CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, revelou aos analistas e investidores que a empresa está pronta para pagar dividendos a seus acionistas em breve. Isso se tornou possível devido a nova fase da companhia, com o aumento da produção e das vendas, os fortes indicadores operacionais e financeiros, o patrimônio líquido positivo a partir de 2020 e a redução do capital social para absorção de parte dos prejuízos acumulados de exercícios anteriores registrados nas Demonstrações Financeiras de 31 de dezembro de 2020 (operação meramente contábil).

De 2018 para 2021, as mudanças estruturais foram responsáveis por construir a Taurus de hoje, criar fundamentos sólidos e crescimento contínuo, com rentabilidade sustentável. A empresa apresentou um aumento na produção de armas/dia de 4,6 mil para 9,6 mil, crescimento na receita líquida (janeiro a setembro) de R$ 624 MM para R$ 1.920 MM, redução da dívida líquida (em 30 de setembro) de R$ 888 MM para R$ 444 MM, e alavancagem financeira (em 31/12/2018 e 30/09/2021, considerando o Ebitda dos últimos 12 meses) de 11,2 para 0,5.

Além disso, houve uma forte valorização na cotação da ação da Taurus (TASA4), de R$ 2,10 em 02/01/18 para R$ 22,26 em 03/12/21, assim como um expressivo aumento no número de acionistas, de 4 mil para cerca de 40 mil (ao final de novembro).

Em reconhecimento pelo intenso relacionamento com investidores e analistas e pela transparência das informações, a Taurus, inclusive, recebeu na reunião o selo Assiduidade APIMEC Brasil 2021 por 4 anos de apresentações ininterruptos. O certificado tem como objetivo fortalecer a imagem das empresas que atuam em linha com a boa governança corporativa, salientando a transparência, a prestação de contas e a equidade na divulgação das informações.

3cbf788889b8b0dcf0e1beebf1ab5e9clow

Durante a reunião, Salesio Nuhs também comentou que a empresa está bem perto de se tornar a maior produtora mundial de armas curtas. Considerando as vendas realizadas em 2020 exclusivamente no mercado norte-americano, maior mercado de armas do mundo, a Taurus é a 3ª marca mais vendida (com 1.836 milhão de unidades comercializadas), porém a diferença é cada vez menor em relação a primeira empresa do ranking (com 2.600 milhões de unidades). Se considerar as vendas em 2021, que foram ainda maiores, e o mercado que vem sendo conquistado, a Taurus deve alcançar seu objetivo em breve.

No segmento de revólveres, onde nasceu a sua história, a Taurus se tornou líder mundial. No mercado norte-americano consolidou o DNA da marca, ampliando de 41% em 2020 para um market share estimado de 61% em 2021.

Além do ótimo desempenho da empresa em 2021, os executivos Salesio Nuhs, CEO Global, Sergio Sgrillo, CFO e Relações com Investidores, e Leonardo Sesti, Diretor de Engenharia e Qualidade, falaram sobre as novidades e os planos para o futuro.

A Taurus avança tendo como alicerce a Pesquisa e o Desenvolvimento (P&D), o investimento em tecnologia e o compromisso com a excelência. Sua estratégia está baseada em três pilares: processos operacionais robustos que garantem a estabilidade; o Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil/Estados Unidos – CITE, que conta com mais de 200 engenheiros, focado em inovações e soluções tecnológicas; e distribuição global que assegura uma maior proximidade com o mercado, inspirando a inovação e o desenvolvimento de produtos atendendo as necessidades dos clientes.

Outro ponto de destaque são as diversas tecnologias em uso, como o grafeno em componentes de armas e proteção superficial de metais – do inovador projeto firmado com a Universidade de Caxias do Sul -, pinturas com Cerakote, acabamento de níquel químico autolubrificante, acabamento DLC (Diamond Like Carbon) em canos, polímeros estruturais reforçados de última geração, nitretação a gás e pós oxidação em ferrolhos de pistola.

O forte investimento da Taurus em inovação também é refletido nos lançamentos. Desde 2018, foram mais de 917 novos SKUs. Em reconhecimento pelo seu elevado padrão de qualidade, a empresa já recebeu 36 prêmios internacionais, entre eles o NASGW-POMA Caliber, uma das premiações mais importante da indústria de armas norte americana, que elegeu a pistola Taurus GX4 – primeiro modelo da Taurus no segmento de microcompacta – como “Melhor Nova Arma de 2021” e “Melhor Novo Produto Geral”.

Visando atender à crescente demanda ao redor do mundo, a companhia vem investindo na ampliação do complexo industrial no Brasil, além de aumentar a produção nos Estados Unidos e dar início a fabricação na Índia.

Entre os projetos em andamento destaque para o Condomínio de Fornecedores, que garantirá qualidade e agilidade na cadeia de suprimentos; a renovação do parque fabril com tecnologia de última geração, que contribuirá na produtividade e eficiência na produção; e a aquisição de uma área de 100 mil m², ao lado da unidade fabril da Taurus em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, que trará benefícios como um maior espaço para armazenamento, maior agilidade no abastecimento e faz parte da estratégia da companhia de crescimento no mercado e aumento da produtividade.

A Taurus também seguirá investindo em máquinas e automação, com previsão de implantação de novo modelo de produção por linhas tracionadas, divisão da planta em três grandes unidades de negócios (fábrica de pistolas, de revólveres e de armas longas), reengenharia da logística de Inbond e Outbond, além de uma estratégia agressiva de automação. A meta da companhia é de ampliar a capacidade de produção para 15 mil armas/dia até 2025.

O CEO Global da Taurus falou também sobre a estratégia de liderança em outros segmentos, com o aumento de produção focado em nichos de mercado, não concorrendo com os atuais, e competitividade em licitações, buscando opções de novos mercados, e revelou planos como a ampliação da linha de armas longas, além de novas plataformas da família de pistolas GX4.

Confira a apresentação completa da reunião APIMEC em https://www.taurusri.com.br/