A NUCLEP, instituição criada para atender ao Programa Nuclear do Brasil, não é apenas um nome no cenário nacional. Ela representa a vanguarda do desenvolvimento tecnológico e energético do país. E, mais uma vez, essa importância foi evidenciada com sua presença marcante na Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), realizada na cidade de Viena.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Reforçando a Sustentabilidade Energética

Snapinsta.app 383768593 843536607345364 3616068567431383981 n 1080

No evento, que está em sua 67ª edição, a NUCLEP representou o Ministério de Minas e Energia do Brasil. O foco principal foi destacar a relevância do desenvolvimento do setor nuclear para alcançar uma matriz energética mais sustentável. Em tempos de discussões sobre mudanças climáticas e a necessidade de reduzir emissões de carbono, o papel da energia nuclear como uma alternativa de baixo carbono é inegável.

Presenças Notáveis e Cooperação Internacional

Snapinsta.app 382388391 1293019538077901 3497857916369342267 n 1080

As fotos do evento mostram a união e a cooperação entre diferentes entidades e autoridades. Entre eles, estavam o presidente da NUCLEP, Carlos Henrique Silva Seixas, e o diretor Comercial, Nicola Mirto Neto. Também marcaram presença o Deputado Julio Lopes, presidente da FPN do Congresso Nacional; o VA (RM1) Newton Costa Neto, presidente da AMAZUL; e a Embaixadora Claudia Vieira Santos, representante permanente do Brasil junto à AIEA. Essa união demonstra o compromisso do Brasil em trabalhar conjuntamente para avançar no setor nuclear.

Brasil no Cenário Global

Como um dos 177 Estados-Membros da AIEA, o Brasil tem uma voz ativa e participativa no evento. A conferência, que teve início no dia 26 e se estende até o dia 29, é uma oportunidade para o país mostrar sua capacidade, avanços e compromissos no setor de energia atômica, reforçando sua posição como uma nação comprometida com o desenvolvimento sustentável e a inovação.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).