A Editora Alpheratz, casa editorial carioca que desde 2014 se dedica a publicar obras de autores estreantes com temáticas sociais como racismo, antissemitismo e exclusão social, escolheu o Dia da Consciência Negra para lançar o edital de seleção para sua nova antologia de contos. A obra dará voz a grupos que encontram dificuldade de serem ouvidos, seja pela exclusão social, seja pela dificuldade de chegarem nas grandes editoras. “Vozes da margem, vozes na margem: narrativas fora de centro” terá como tema central as desigualdades sociais, as minorias e as populações periféricas.
A publicação é feita em parceria com a Sociedade Literária do Morro do Castelo, coletivo que reúne escritores, poetas e artistas em torno da memória do lugar de fundação da Cidade do Rio de Janeiro, o Morro do Castelo, e que por vários séculos foi símbolo da exclusão social na região. Organizado pela doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela FEEVALE/RS, Ana Elicker, e pelo mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela UFRJ, Pedro Paulo Machado, o livro, que resultará da seleção de contos, será uma obra literária que representará as vivências daqueles que compõem o Brasil dos excluídos e dos alijados de qualquer participação mais ativa em nossa sociedade. De acordo com Pedro Paulo Machado, “o objetivo é dar voz àqueles que não recebem a devida atenção em uma sociedade que ainda tenta mascarar o preconceito de classes, o racismo estrutural, o machismo, a homofobia e que ainda naturaliza relações sociais violentamente verticalizadas”. A seleção será realizada por comissão formada por membros da Sociedade Literária do Morro do Castelo e da Editora Alpheratz e os contos podem ser enviados através do site da editora até 20 de março de 2021. Para Ana Elicker, está é uma oportunidade de “amplificar a visão sobre a vivência dos marginalizados e dos periféricos, com todos os seus percalços, obstáculos colocados pelas desigualdades sociais, sofrimentos, dores e, por que não?, suas alegrias, amores, grandes feitos, enfim, a vida tal qual é”.
A antologia terá edição física em papel e e-book disponível na plataforma da Amazon em formato Kindle. Esta é uma forma de revelar novos talentos e de permitir ao autor estreante que possa chegar aos leitores, possa contribuir desde o início de sua carreira para a formação de pensamento crítico em quem o lê. Leonardo Vichi, editor-chefe da Alpheratz explica que “a proposta é cultivar um fazer literário que invada o espaço dominado por narrativas totalitaristas opressoras, que historicamente se impõem como ponto focal autoritário de onde emergem estéticas preconceituosas e discursos antidemocráticos, e trazer, para o centro do debate, vozes que denunciem a violência da sociedade brasileira, vozes que ainda não estão suficientemente bem representadas no cenário literário”.
Mais informações em: www.alpheratz.com.br ou [email protected]
Assine nossa Newsletter
Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!
Parabéns Força Aérea Brasileira - 80 Anos em prol da Nação
Ação interministerial inicia a vacinação dos Indígenas da Aldeia Umariuaçu, em Tabatinga, AM
Ministério da Saúde inicia distribuição da vacina contra Covid-19
PRF auxilia na escolta das Vacinas
Homenagem da PRF ao falecimento do irmão de farda Louback
Marinha transporta idosa debilitada em helicóptero para atendimento médico em Corumbá
Dom Orani João Tempesta leva a imagem de São Sebastião aos Fuzileiros Navais
PF investiu R$ 58 milhões em equipamentos para enfrentar os crimes violentos e às facções criminosas