E a Cobra Fumou: mostra celebra a FEB no Centro Cultural Correios

DPHCEx
Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em celebração aos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), a exposição “E a Cobra Fumou: o Brasil na Segunda Guerra Mundial” está aberta ao público no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, até o dia 10 de agosto. Organizada pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército e pelo Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana, a mostra oferece uma visão detalhada e emocionante da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.

Materiais Expostos

A exposição é composta por um vasto acervo que permite aos visitantes uma imersão na história da FEB. Entre os itens expostos, destacam-se fotos históricas, réplicas de uniformes, condecorações, plaquetas de identificação, selos comemorativos, áudios e filmes. Cada elemento foi cuidadosamente selecionado e organizado pelo Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana (MHEx/FC), proporcionando uma rica experiência visual e educativa sobre a trajetória dos pracinhas na Segunda Guerra Mundial.

Curadoria pelo Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana

A curadoria da exposição, realizada pelo MHEx/FC, buscou representar fielmente os feitos e os desafios enfrentados pelos soldados brasileiros na campanha da Itália. A disposição dos materiais e a narrativa construída ao longo da mostra visam destacar a coragem, a ousadia e o heroísmo dos mais de 25 mil homens e mulheres que compuseram a FEB.

Experiência Imersiva para o Público

Além dos materiais físicos, a exposição inclui recursos audiovisuais que enriquecem a experiência dos visitantes. Áudios de relatos, filmes históricos e depoimentos de veteranos ajudam a contextualizar e a humanizar a participação do Brasil na guerra. A mostra é especialmente educativa, atraindo escolas e grupos de crianças, que têm a oportunidade de aprender sobre este importante capítulo da história brasileira de forma interativa e envolvente.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui