Voiced by Amazon Polly

Google News

Por Miguel Thompson

Um dos grandes desafios da escola atual é romper o modelo de fragmentação do conhecimento que foi desenvolvido com muito sucesso pelo movimento Iluminista: a organização do conhecimento em especializações, feitas a partir do Enciclopedismo.

Essa organização foi o braço editorial de filósofos iluministas, e permitiu um grande avanço do conhecimento a partir do século XVIII e XIX, período que começaram a se firmar disciplinas científicas, como a Biologia, a Física e a Sociologia.

A verticalização do conhecimento levou a muitas descobertas sobre a natureza e contribuiu para o desenvolvimento de muitas ideias sobre o desenvolvimento humano e suas relações sociais. No entanto, a complexidade do mundo atual, decorrente de mudanças sociais impulsionadas principalmente pela urbanização e pela cultura digital, exige cada vez mais que pensemos os desafios contemporâneos como processos sistêmicos.

Romper as barreiras disciplinares e conectar diferentes especialistas para a resolução de problemas emergentes será fundamental para os profissionais do futuro.

Aprender a dialogar, construir analogias e transpor modelos típicos de um setor para explicar fenômenos de outros setores será um requisito determinante para a inovação de bens e serviços.

Dessa forma, aprender a trabalhar colaborativamente e dialogar com especialistas dos mais diversos setores será o novo normal.

Cada vez mais as escolas deverão formar profissionais que conhecem bem um campo do conhecimento mas transitam bem em outros campos.

Assim, reconfigurar os currículos escolares para desenvolver estudantes pesquisadores, estimular a curiosidade e a busca dos questionamentos de fenômenos naturais e sociais será o grande desafio do século XXI e todos os muitos outros séculos adiante.

Fonte: O Futuro das Coisas

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui