A Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) realizou, nessa segunda-feira (24/01), a cerimônia de passagem de direção do Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior ao Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos. Além disso, aconteceu a passagem de cargo de Diretor do Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG), do Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos ao Coronel Intendente Marconi Bentes Mangabeira Rocha Junior. A solenidade contou com a presença do Ministro da Defesa Substituto e Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, dentre outras autoridades civis e militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i2212417444603657Os atos de passagens de cargo foram presididos pelo Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic. “Hoje é um dia muito importante para o Comando-Geral de Apoio (COMGAP). É dia de renovação do comando de duas Organizações estratégicas para a Logística da FAB: o CELOG e a DIRMAB. Vale ressaltar que o Brigadeiro Rodrigo está fechando mais um ciclo vitorioso de sua carreira, aguardando a merecida terceira estrela do generalato. Enquanto isso, o Coronel Marconi está de volta à Logística, onde deixou marcas expressivas em períodos anteriores, com um trabalho sério, competente e sempre muito bem embasado em conhecimentos sólidos”, pontuou.

i2212418253707059Passagem de cargo da DIRMAB

A Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico tem como objetivo fornecer o apoio de suprimento e de manutenção de aeronaves, de forma efetiva e econômica, aos usuários dos Sistemas de Material Aeronáutico e de Material Bélico da Força Aérea Brasileira (FAB), de forma a garantir o pronto emprego dos meios aeroespaciais nas operações militares, em tempo de paz e de guerra.

i221259293907101Ao deixar o cargo, o Major-Brigadeiro Madureira agradeceu pelo período que esteve à frente da DIRMAB. “A partir de hoje, vocês estarão sob nova liderança, do novo Diretor, Brigadeiro Rodrigo, que reúne todas as ferramentas para continuar o trabalho realizado por nossos antecessores, desde a criação desta Diretoria, em 1941”, acrescentou o Oficial-General.

i2212418322401018Para o novo Comandante, o momento é de gratidão. “Sinto-me recompensado por esse desafio que vou enfrentar a partir de agora e ciente das responsabilidades tão importantes da função dentro da FAB. Espero honrar com essa confiança que o Comandante depositou em mim, e que o Sistema de Material Aeronáutico e Bélico consiga prestar os meios que a Força Aérea precisa para o preparo e o emprego, cumprindo, assim, a sua missão institucional”, disse o Brigadeiro Rodrigo.

Centro Logístico da Aeronáutica  também tem novo diretor

i2212417444404131O Centro Logístico da Aeronáutica tem por finalidade executar as atividades de aquisição de material e de serviços, bem como a nacionalização do material aeroespacial e dos equipamentos de apoio necessários ao preparo e ao emprego da Força Aérea Brasileira.

i2212417444607406Ao despedir-se da função, o Brigadeiro Rodrigo falou sobre o período que esteve a frente da Unidade: “No CELOG, foi perseguida a excelência nos processos, contribuindo para o suporte logístico da FAB. Ao passar a Direção do CELOG ao Coronel Intendente Marconi, desejo que ele realize tudo que for possível, continue contando comigo na esquadrilha e cumpra a orientação do nosso Comandante: Seja feliz”, concluiu o Oficial-General.

i2212417444401095Já o novo Diretor do CELOG, Coronel Marconi, comentou: “Assumir o Centro Logístico da Aeronáutica é um desafio enorme, mas é um estímulo também muito grande, porque é uma organização de suma importância para o Comando Logístico e Comando-Geral de Apoio, e nos próximos dois anos, nós iremos fazer o nosso melhor para que possamos atender os objetivos planejados pelo nosso Comando Superior, que prepara a Força Aérea com os meios logísticos”, concluiu.

Confira aqui o vídeo da cerimônia.

Fotos: Sargento Figueira / CECOMSAER
Vídeo: Sargento Ronan / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).