Participantes da 23ª Conferência da MACHC

O Diretor de Hidrografia e Navegação presidiu a 23ª Conferência da Comissão Hidrográfica da Meso América e do Mar do Caribe (MACHC), que ocorreu no período de 28 de novembro a 2 de dezembro, em Saint Louis, Missouri, Estados Unidos da América (EUA). A MACHC é formada pelos respectivos Serviços Hidrográficos nacionais da região do norte da América do Sul, da América Central, do Caribe e do Golfo do México.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Após um longo período sem a realização da Conferência da MACHC na forma presencial, a Agência de Inteligência Geoespacial (NGA) e o Escritório de Levantamentos Costeiros (OCS/NOAA) dos EUA sediaram o evento deste ano. Estiveram reunidos cerca de 80 representantes de 20 diferentes Membros da Comissão; Dominica e Espanha – como Estados Observadores da Comissão; organizações contribuintes, como a Organização Hidrográfica Internacional (OHI), a Organização Marítima Internacional (IMO) e a International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities (IALA); universidades; e empresas parceiras.

logo machc 23

A audiência durante a conferência reforçou a importância do evento para os desafios atuais e futuros quanto às questões relacionadas à hidrografia, cartografia náutica, segurança marítima, infraestrutura de dados espaciais marinhos e resposta a desastres. Ao organizar MACHC – 23, a DHN buscou harmonizar os conhecimentos entre os países, bem como dedicar tempo a atividades de debate, visando ao compartilhamento de experiências e soluções, frente ao avanço das novas tecnologias na área.

A Comissão Hidrográfica da Meso América e do Mar do Caribe é considerada uma das mais dinâmicas Comissões Hidrográficas Regionais da OHI, contando ainda com a presença dos EUA, França, Holanda e Reino Unido. O Brasil é membro pleno da MACHC desde 2007.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).