O Diretor de Hidrografia e Navegação presidiu a 23ª Conferência da Comissão Hidrográfica da Meso América e do Mar do Caribe (MACHC), que ocorreu no período de 28 de novembro a 2 de dezembro, em Saint Louis, Missouri, Estados Unidos da América (EUA). A MACHC é formada pelos respectivos Serviços Hidrográficos nacionais da região do norte da América do Sul, da América Central, do Caribe e do Golfo do México.
Após um longo período sem a realização da Conferência da MACHC na forma presencial, a Agência de Inteligência Geoespacial (NGA) e o Escritório de Levantamentos Costeiros (OCS/NOAA) dos EUA sediaram o evento deste ano. Estiveram reunidos cerca de 80 representantes de 20 diferentes Membros da Comissão; Dominica e Espanha – como Estados Observadores da Comissão; organizações contribuintes, como a Organização Hidrográfica Internacional (OHI), a Organização Marítima Internacional (IMO) e a International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities (IALA); universidades; e empresas parceiras.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
A audiência durante a conferência reforçou a importância do evento para os desafios atuais e futuros quanto às questões relacionadas à hidrografia, cartografia náutica, segurança marítima, infraestrutura de dados espaciais marinhos e resposta a desastres. Ao organizar MACHC – 23, a DHN buscou harmonizar os conhecimentos entre os países, bem como dedicar tempo a atividades de debate, visando ao compartilhamento de experiências e soluções, frente ao avanço das novas tecnologias na área.
A Comissão Hidrográfica da Meso América e do Mar do Caribe é considerada uma das mais dinâmicas Comissões Hidrográficas Regionais da OHI, contando ainda com a presença dos EUA, França, Holanda e Reino Unido. O Brasil é membro pleno da MACHC desde 2007.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395