Créditos: Revista Vertical Plus

No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o Aeroporto Internacional de São Paulo, administrado pela GRU Airport, anunciou que economizou 63 milhões de litros de água em 2022. Isso foi possível graças ao uso de práticas sustentáveis, como a captação de águas pluviais e o tratamento de 693,7 milhões de litros de efluentes. Num momento em que os recursos naturais estão cada vez mais escassos, a preservação da água se torna essencial para garantir a sobrevivência da sociedade, animais e vegetação.

ETE Divulgacao GRU AIRPORT baixa
Créditos: GRU Airport

Dos 63 milhões de litros economizados, 34,6 milhões foram captados pelas purgas do sistema de climatização e passaram por um processo de tratamento de filtração. Outros 24,5 milhões vieram de águas pluviais coletadas do telhado do Terminal 3, que possui sistemas de captação, adução e tratamento para reutilização da água das chuvas nos sistemas de climatização e nos sanitários. Já 3,9 milhões de litros foram captados da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e tratados para uso na lavagem e limpeza de pátios e pistas, jardinagem, entre outros.

 

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A ETE, instalada dentro do sítio aeroportuário, trata todo o esgoto gerado pelas atividades do aeroporto, captado por meio das elevatórias e bombeado para tratamento. A capacidade do sistema da estação é de 180.000 m³/mês, com uma média diária de 1.927 m³/dia de efluentes tratados dentro do sítio aeroportuário.

latam
Créditos: Revista Vertical Plus

Dia Mundial da Água

A campanha do Dia Mundial da Água em 2023 tem como objetivo promover o debate sobre o uso racional dos recursos hídricos, desde o ambiente doméstico ao industrial. O GRU Airport reafirma seu compromisso com o meio ambiente e a preservação dos recursos hídricos, contribuindo para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável , que busca assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Sobre GRU Airport:

O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, uma empresa do consórcio formado pela Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.) e ACSA (Airports Company South África), é o maior complexo aeroportuário da América do Sul e também a principal porta de entrada e saída de cargas do Brasil.

Fonte: GRU Airport

Edição: Luiz Carlos Jr