O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) chegou aos 80 anos no último dia 12/01 e celebrou a data com uma cerimônia militar, nesta sexta-feira (21/01), no Rio de Janeiro (RJ). O evento foi presidido pelo Ministro da Defesa substituto e Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que foi recebido pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participaram do evento, também, Oficiais-Generais membros do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira e do Exército Brasileiro, além de demais autoridades civis e militares.

i2212115571001317O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior parabenizou o efetivo pela data e ressaltou a importância da Organização Militar. “O que o DECEA faz é muito mais do que um Departamento de Controle do Espaço. Vocês fazem e desenvolvem o País, apoiam o desenvolvimento econômico por meio da atividade aeronáutica, garantem a segurança da navegação aérea, a vida de cada um de nós, usuários, que estamos dentro do avião ou aqui embaixo. Então, eu não poderia deixar de agradecer o convite para estar aqui e agradecer a cada um dos senhores que fizeram essa história dos 80 anos. Parabéns da Força Aérea Brasileira e do Ministério da Defesa, a cada um de vocês que durante esses 80 anos labutou, deu seu suor, sua inteligência e sua dedicação para construir um dos melhores sistemas de navegação e controle do espaço aéreo do mundo”, disse o Oficial-General.

i2212115571606597

O Diretor-Geral do DECEA recordou a história e destacou os feitos do Departamento. “Falar do DECEA é falar da própria história da Força Aérea. No decreto de criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, já havia previsão da criação da Diretoria de Rotas Aéreas, o que de fato se efetivou no ano seguinte, em 12 de janeiro de 1942. Mais do que enaltecer os feitos do passado, é lembrar os maiores desafios para o setor aéreo que estamos vivendo desde 2020. O Brasil não parou e não pode parar. Assim como a aviação, a Força Aérea não parou, o Ministério da Defesa não parou, e continuarão trabalhando”, garantiu o Oficial-General.

Exposição DECEA 80 anos
i2212115575104713Fez parte da cerimônia a inauguração da Exposição DECEA 80 anos – Controlando o Espaço Aéreo Brasileiro. No local, estão dispostas cerca de 400 fotos divididas em quatro categorias, sendo elas: Nossa história; Nossa gente; Nossos equipamentos; e Nossas Organizações Militares.

Prêmio Destaque Profissional 2021
Na oportunidade, o DECEA realizou a entrega do Prêmio Destaque Profissional do ano de 2021, título concedido a Graduados, Praças e servidores civis que preencheram os requisitos estabelecidos em norma, com vistas a elevar o moral da tropa e destacar, entre seus pares, aqueles que, por seus méritos, se sobressaíram no desempenho de suas atividades.

i2212115582008162Foram agraciados, como Graduado Destaque, o Suboficial Sidnei de Carvalho Silva; como Praça Destaque, o Cabo Gilberto da Silva Lúcio Junior; e como Servidora Civil Destaque, Fátima Regina Oliveira Cerqueira.

História
O dia 12 de janeiro é uma data histórica para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Nesta data, no ano de 1942, foi criada e ativada a Diretoria de Rotas Aéreas (DR). Trinta anos depois, em 1972, a DR passou a se chamar Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo (DEPV) e, a partir de 2011, DECEA. Trata-se de uma organização que ocupa lugar de destaque no cenário da aviação nacional e internacional, e é responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo brasileiro em uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados, que inclui, além do Continente, parte do Oceano Atlântico.

i2212115583704244O Departamento Coordena e executa diversos empreendimentos em todas as áreas relativas à defesa e ao controle de tráfego aéreo, desde as contínuas modernizações de radares, auxílios, softwares e instalações, aos projetos de reestruturação do espaço aéreo, implantações pioneiras na América Latina e implementação de ferramentas que garantem a evolução das operações aéreas com confiança, agilidade, fluidez e segurança.

Confira aqui o vídeo da matéria.

Com colaboração: Aspirante Roberta Nunes

Fotos: Suboficial Nery / CECOMSAER e Fábio Maciel / DECEA

Vídeo: Sargento Ronan / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).