A fim de debaterem sobre assuntos relacionados ao “Plano de Cooperação Bilateral entre as Forças Armadas do Brasil e da Itália para o ano de 2022”, o Subchefe de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa (MD), General de Brigada Himario Brandão Trinas, reuniu-se com o Subchefe do III Departamento do Estado-Maior da Defesa da Itália – Setor de Relações Internacionais, General de Brigada Aérea David Morpurgo e comitiva. A I Reunião Bilateral entre Estados-Maiores Conjuntos de Defesa Brasil-Itália ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro, na sede da Pasta.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Alexandre Manfrim-13.jpg

O General de Brigada Himario ressaltou a importância do encontro com a Itália. “Essa reunião ajudou na discussão de temas estratégicos na área de Defesa, que representa interesses comuns de cooperação entre ambas as Forças Armadas, proporcionando a manutenção de sólidos laços de amizade, parceria e troca de experiências em diversas áreas militares. Sendo assim, intensificando, ainda mais, as relações entre Brasil e Itália”, enfatizou.

Alexandre Manfrim-7.jpg

Na oportunidade, foram firmados entendimentos, no âmbito da cooperação militar, nas áreas de ensino militar, logística, pessoal (fuzileiros navais), defesa cibernética, inteligência, gerenciamento de ciclo de vida de sistemas, meios aéreos (veículos aéreos não tripulados), treinamento avançado de voo, intercâmbios, entre outros.

Alexandre Manfrim-3.jpg

Segundo o General de Brigada Aérea David Morpurgo, o encontro foi promissor. “Tenho certeza de que esse encontro será auspicioso para ambas as nações. Nós vivemos em tempos com desafios globais cada vez maiores e que ameaçam todo o mundo. Este encontro será promissor e ajudará a coordenar as Forças Armadas nos nossos países, com o objetivo de protegê-los contra ameaças de crimes cibernéticos, tráfico de drogas, desmatamento, entre outras”, pontuou.

Por Carolina Militão, com informações do setor
Fotos: Alexandre Manfrim

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).