Nesta quarta-feira (01), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, acompanhou o Presidente da República, Jair Bolsonaro, na cerimônia de assinatura do Decreto que altera o Regulamento do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica, previsto no Decreto nº 3.690, de 2000.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Antônio Oliveira-4.jpg

Com a modificação da norma, o Quadro Especial de Sargentos passa a contar, além de Terceiros-Sargentos, com Segundos Sargentos. Também, o prazo de ingresso de Cabos no Quadro Especial de Sargentos foi alterado.

Para o Presidente, a decisão é uma conquista aos integrantes da Aeronáutica. “Acabo de assinar o Decreto que coloca em situação de igualdade com as demais Forças o Quadro Especial de Sargentos da Força Aérea e faz justiça para com eles. É uma reivindicação antiga. Estou muito feliz por ter colaborado com esse momento”, afirmou.

Antônio Oliveira.jpg

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, elogiou a medida, que se aproxima do tratamento existente nos Comandos da Marinha e do Exército. “Agradeço em nome de todos que, a partir de primeiro de janeiro, terão um tratamento isonômico e justo com as demais Forças”, afirmou.

Estiveram presentes, ainda, na ocasião, o Ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos; o Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Augusto Heleno; além de outras personalidades civis e militares.

Por Mariana Alvarenga
Fotos: Antônio Oliveira

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).