Ampliar o debate em temas de Defesa e expandir conhecimento. Esse foi o foco do XXIV Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN), realizado no auditório da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e de forma virtual. Promovida pelo Ministério da Defesa, a capacitação ocorreu entre 25 e 29 de abril.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Dos assuntos abordados, destacam-se: A segurança e a defesa do Atlântico Sul: perspectiva brasileira; A relação entre a Inteligência de Estado e a Defesa Nacional; A participação das Forças Armadas brasileiras em missões de paz: passado, presente e futuro.

No último dia do curso, o Conselheiro do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Hélio Franchini, apresentou palestra com o tema “Bicentenário da Independência Política e Guerra na Emancipação do Brasil”. Sua fala tratou da relação do MRE e a política de Defesa. “O curso de extensão não é apenas um conhecimento da política de Defesa e dos principais projetos que são trabalhados na área de defesa do Brasil, mas, também, como se planeja e como se trabalha a defesa de acordo com as necessidades do País e dos desafios estratégicos e políticos que temos”, explicou.

“A atuação do 1º Grupamento de Engenharia em proveito da infraestrutura de transporte no nordeste” foi o tema apresentado pelo Comandante do 1º Grupamento de Engenharia do Exército, General de Brigada Guilherme Langaro Bernardes. Ele destacou a importância da gestão de obras. “ A função do Primeiro Grupamento é fazer a gestão de obras, sejam elas obras de cooperação ou obras militares”, disse.

Além do representante do MRE, membros das Forças Armadas, da Agência Brasileira de Inteligência e professores universitários ministraram palestras na capacitação.

Por Rízia Rocha
Foto: Divulgação

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).