blank

Google News

Ampliar o debate em temas de Defesa e expandir conhecimento. Esse foi o foco do XXIV Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN), realizado no auditório da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e de forma virtual. Promovida pelo Ministério da Defesa, a capacitação ocorreu entre 25 e 29 de abril.

Entre no canal do Defesa em Foco no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Dos assuntos abordados, destacam-se: A segurança e a defesa do Atlântico Sul: perspectiva brasileira; A relação entre a Inteligência de Estado e a Defesa Nacional; A participação das Forças Armadas brasileiras em missões de paz: passado, presente e futuro.

No último dia do curso, o Conselheiro do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Hélio Franchini, apresentou palestra com o tema “Bicentenário da Independência Política e Guerra na Emancipação do Brasil”. Sua fala tratou da relação do MRE e a política de Defesa. “O curso de extensão não é apenas um conhecimento da política de Defesa e dos principais projetos que são trabalhados na área de defesa do Brasil, mas, também, como se planeja e como se trabalha a defesa de acordo com as necessidades do País e dos desafios estratégicos e políticos que temos”, explicou.

“A atuação do 1º Grupamento de Engenharia em proveito da infraestrutura de transporte no nordeste” foi o tema apresentado pelo Comandante do 1º Grupamento de Engenharia do Exército, General de Brigada Guilherme Langaro Bernardes. Ele destacou a importância da gestão de obras. “ A função do Primeiro Grupamento é fazer a gestão de obras, sejam elas obras de cooperação ou obras militares”, disse.

Além do representante do MRE, membros das Forças Armadas, da Agência Brasileira de Inteligência e professores universitários ministraram palestras na capacitação.

Por Rízia Rocha
Foto: Divulgação