Nos dias 10 e 11 de novembro, o 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado (8º RC Mec) sediou o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH Tático), sob o encargo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O curso de APH Tático tem como objetivo qualificar as forças de segurança que atuam na faixa de fronteira no atendimento médico de emergência, em situações de confrontos armados. Esse curso faz parte do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas, conhecido como Programa VIGIA (Vigilância, Integração, Governança, Interoperabilidade e Autonomia) que tem como principal objetivo o combate a crimes transfronteiriços e no combate ao crime organizado.

O curso foi ministrado pelos integrantes do Tático Integrado de Grupo de Repressão Especial (TIGRE), da Polícia Civil do Paraná, referência nacional em operações desse porte. Participaram do curso agentes da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Polícia Civil, Bombeiros Militares, agentes do Instituto-Geral de Perícias e militares do 8º RC Mec.

Na cerimônia de encerramento, fizeram-se presente autoridades do Ministério da Justiça e Segurança Pública, bem como o Comando do 8º RC Mec, comandantes dos batalhões da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e representantes da Prefeitura Municipal de Uruguaiana.

Fonte: 8º RC Mec

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).