A criação do Ministério da Aeronáutica completa, nesta segunda-feira (20), 79 anos. O decreto de criação foi assinado em 1941, pelo então Presidente da República Getúlio Vargas, quando transferiu militares, servidores civis, aviões e instalações da Marinha, do Exército e do Ministério da Aviação e Obras Públicas para a Aeronáutica. A partir de então, recebeu a denominação de Forças Aéreas Nacionais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

20200120 criaao min aeronautica grande inter1

Diante da atuação do primeiro Ministro da Aeronáutica, Joaquim Salgado Filho, e de sua equipe, com o desafio de desenvolver a aviação civil, a infraestrutura, a indústria nacional do setor, as escolas de formação e o braço-armado da Força, teve início a edificação do poder aéreo brasileiro, além de todas as transformações que a aviação proporcionou à Nação. Com esse ambiente de crescimento, foi decretada, em 22 de maio de 1941, a nova denominação: Força Aérea Brasileira, com a sigla FAB, dando individualidade à Força pela evidência da sua nacionalidade.

20200120 criaao min aeronautica grande inter2

Para celebrar a data, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), sediado no Rio de Janeiro (RJ), realiza, até o dia 21 de janeiro, uma exposição sobre Santos Dumont e sobre a Força Aérea Brasileira. A visitação é aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Confira também
A Força Aérea Brasileira (FAB) produziu uma página e um vídeo especial, homenageando a data.

Com informações e fotos da FAB

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).