Foz do Iguaçu (PR) – No dia 26 de maio, integrantes da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai participaram da reunião de coordenação da Operação Combinada Paraná III, acompanhando a comitiva do Exército Paraguaio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Operação Paraná é um exercício combinado entre o Exército Brasileiro e o Exército do Paraguai e, este ano, contará com a participação de outros países. A reunião contou com a presença do Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General de Brigada Marcos Americo Vieira Pessoa, de oficiais do Comando de Operações Terrestres, da 5ª Divisão de Exército, da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada e de integrantes da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai (CMBP), o Tenente-Coronel Rodrigo Lima França e o Major Guilherme Tasso Dantas Sanfelice.

O Tenente-Coronel Lima França, coordenador da CMBP realizou uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido na CMBP, destacando o esforço para o fortalecimento da amizade, cooperação e integração entre os Exércitos.

Fonte: CMBP



Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).