A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nessa sexta-feira (5), o transporte aéreo de 16 pacientes infectados pela COVID-19 que estavam internados, na rede pública e privada de saúde, no estado de Rondônia. Uma aeronave C-99, operada pelo Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor, foi adaptada para receber e transportar os pacientes para a cidade do Rio de Janeiro (RJ). A decolagem ocorreu da Base Aérea de Porto Velho com destino a Base Aérea do Galeão, por voltas das 13h30, horário de Brasília.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A ação integra a Operação COVID-19, deflagrada pelo Ministério da Defesa que, nesta etapa, visa realizar o transporte de pacientes infectados pelo novo Coronavírus até localidades com leitos disponíveis. i213516102403620Para o aeronavegante da Unidade Aérea, Sargento Rafael Mathias Coelho dos Santos, é gratificante contribuir para o País nesse momento de pandemia. “Tenho a honra em ajudar a nação, dando apoio às Secretarias de Saúde. Anteriormente, estávamos participando da Operação COVID-19 na Base Aérea de Manaus, onde transportamos mais de 500 pacientes da capital manauara e da cidade de Boa Vista para outros destinos. Posso dizer, por mim e por todos os meus companheiros, que é uma emoção participar dessa missão e ajudar a salvar vidas”, comentou.

Operação COVID-19

i213516094101064Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Fonte: BAPV, por Tenente Rebeca
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).