Por Margareth Lourenço

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Integração. O substantivo feminino comum, sinônimo de união, foi um dos mais usados pelos participantes do Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil, o ECADEC 2021, para avaliar a importância da atividade. Até a sexta-feira (26), mais de 100 profissionais estiveram reunidos no 27º Batalhão Logístico (27º B Log), na capital paranaense, para planejar e executar com rapidez as melhores alternativas de enfrentamento a um desastre da natureza de grandes proporções.

20211129ECADEC 1.jpg

Como o próprio nome diz, tratava-se de um exercício, ou seja, uma simulação de possível situação real, mas resolvida por rede de computadores. E as soluções reuniram ações do Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, e das demais agências e instituições envolvidas na resposta ao tipo de acidente apresentado.

Após chuvas torrenciais, que teriam caído no domingo (21), a Serra do Mar e a Planície Litorânea do estado do Paraná houve cerca de 30 deslizamentos de terra, cortes no abastecimento de água e energia, inundações, desaparecimento de pessoas e um grande número de desabrigados. Foi com esse cenário desolador que os participantes do exercício se depararam, na segunda-feira (22). Era preciso correr para salvar vidas e restabelecer contato com as áreas atingidas, entre tantas outras medidas urgentes.

20211129 ECADEC.jpg

Uma das ferramentas colocadas à disposição dos executores foi o Sistema de Planejamento Operacional Militar, o Siplom. Trata-se de recurso de Tecnologia da Informação e Comunicações que municia com informações áreas de comando e controle das Forças Armadas, apoiando decisões que envolvem operações militares. No ECADEC, o Siplom foi adaptado para o uso civil, com a organização dos dados necessários para a atuação dos envolvidos.

Só que ao longo dos dias do exercício, não bastava equacionar apenas a primeira situação apresentada. Novas variantes surgiam, como o rompimento de um gasoduto, interrupções de estradas, explosões de matérias químicos ou a extrema necessidade de conjugar os trabalhos com o atendimento aos profissionais de comunicação, em busca das informações mais recentes.

20211129 ECADEC 2.jpg

Entender o que cada órgão faz “e como as Forças Armadas podem contribuir para a integração e a sinergia de todos os envolvidos foram os focos do Exercício”, realçou o Chefe da Seção de Operações Complementares da Chefia de Operações Conjuntas da pasta, Coronel Alexandre Saraiva do Nascimento. A simulação e a preparação dos profissionais para situações reais foram encerradas, nesta sexta-feira, com as possíveis soluções para os problemas apresentados durante o exercício.

Fotos: divulgação ECADEC 2021

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).