O Congresso Nacional, em uma sessão solene nesta quarta-feira (28/06), celebrou o 150º aniversário de nascimento de Alberto Santos Dumont (1873-1932), um dos pioneiros da aviação. A solicitação para a sessão foi feita pelo Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e pelo Deputado Luiz Fernando Faria, que também presidiu a homenagem, ao lado do Senador Carlos Viana.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Compareceram à solenidade o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo; parlamentares, oficiais-generais, bem como outros convidados civis e militares.

“A figura de Santos Dumont precisa ser muito mais conhecida por todo o Brasil. Melhor ainda, deveria ser reverenciada por todo o mundo. Santos Dumont foi um grande homem corajoso, perseverante, criativo, generoso e um gênio como poucos”, destacou o Deputado Faria.

Valorizando a História da Aviação Brasileira

230628 VIE A0A9822

O Ministro da Defesa expressou que a homenagem destaca a importância de valorizarmos aqueles que nos precederam. “A melhor maneira de cuidarmos do presente e do futuro é reverenciar o passado e aqueles que nos instrumentalizaram para que construíssemos uma sociedade melhor”, afirmou.

Já o Comandante da Aeronáutica ressaltou a relevância histórica da existência de Santos Dumont para o Brasil e para o mundo: “A grandiosidade e relevância histórica da existência de Dumont se faz refletir em suas grandíssimas obras, que posicionaram o Brasil na vanguarda da Aeronáutica, inclusive em âmbito mundial e, por justo motivo, a esse visionário e obstinado brasileiro foi concedido o título de Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira”.

Exposição “Pai da Aviação – 150 anos”

230628 VIE A0A0001

Para comemorar o aniversário de Santos Dumont, foi inaugurada a Exposição “Pai da Aviação – 150 anos”, que reúne relíquias das aeronaves, fotografias, vídeos, documentos e objetos que narram a história do herói brasileiro. A mostra ficará aberta para visitação pública no Congresso Nacional até o dia 30/07.

O evento ainda contou com a participação da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB), que apresentou a música “La Vie En Rose”, canção que nos transporta ao campo de Bagatelle, em Paris, onde o “Pai da Aviação” realizou o primeiro voo público com o seu 14-Bis.

Informações sobre a exposição: A exposição é aberta ao público e o horário de funcionamento é das 9h às 17h30 no Salão Negro do Congresso Nacional.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).