A Marinha do Brasil anunciou, através do Diário Oficial da União, o Edital do Concurso para o Corpo de Fuzileiros Navais 2025, divulgado em 4 de janeiro de 2024. O processo seletivo, que visa a admissão às turmas I e II/2024, oferece um total de 1680 vagas para candidatos de ambos os sexos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Período de Inscrição e Taxa

O período de inscrição inicia às 08h do dia 5 de janeiro e vai até às 23h59 de 16 de fevereiro, com uma taxa de inscrição de R$ 40,00. Candidatos que desejarem solicitar isenção da taxa podem fazê-lo entre os dias 5 a 19 de janeiro de 2024, seguindo as orientações disponibilizadas na página do concurso.

Etapas do Concurso

O Concurso será composto por várias fases, incluindo:

  • Exame de Escolaridade (EE) de caráter eliminatório e classificatório;
  • Verificação de Dados Biográficos (VDB);
  • Inspeção de Saúde (IS);
  • Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i);
  • Avaliação Psicológica (AP);
  • Verificação de Documentos (VD); e
  • Procedimento de Heteroidentificação complementar à autodeclaração (PH).

Exame Intelectual

A data do Exame Intelectual ainda será definida. A prova, com início às 10h (horário de Brasília) e duração de três horas, será composta por 50 questões de múltipla escolha, divididas entre Língua Portuguesa e Matemática.

Distribuição das Vagas

As vagas estão distribuídas da seguinte maneira entre várias unidades da Marinha no Brasil:

Untitled e1704388685418

Untitledx e1704388737603

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).