A Biblioteca do Exército (BIBLIEx) tem o prazer de anunciar a abertura das inscrições para o Concurso Literário Franklin Dória. Este ano, o concurso tem como tema central “20 anos do início da participação do Brasil na missão de paz da ONU no Haiti (MINUSTAH), um caso de sucesso”. Este tema não só reflete um momento significativo na história militar brasileira mas também celebra a contribuição do Brasil para a estabilidade e reconstrução do Haiti.

Estímulo à produção literária de qualidade

O concurso literário é concebido como um prêmio cultural que busca estimular a criatividade e o talento de autores brasileiros, tanto civis quanto militares, que desejam contribuir para o programa editorial da BIBLIEx. Através deste concurso, a BIBLIEx visa fortalecer e preservar o patrimônio imaterial do Exército Brasileiro, valorizando suas tradições e valores por meio da literatura.

Como participar

Para participar, os interessados devem ser brasileiros, maiores de idade, e podem ser tanto civis quanto militares. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho e podem ser realizadas acessando o banner digital do concurso disponível no site da BIBLIEx. No site, os participantes encontrarão o edital completo com todas as regras e orientações necessárias para a submissão dos trabalhos.

Requisitos do trabalho

Os trabalhos submetidos devem ser inéditos e enquadrar-se no gênero de estudos históricos literários, oferecendo uma visão detalhada e bem fundamentada sobre a participação do Brasil na MINUSTAH. Este é um convite para os autores explorarem aspectos menos conhecidos ou novas perspectivas sobre esta missão de paz, proporcionando uma contribuição valiosa para a literatura histórica e militar brasileira.

Tradição e qualidade em publicações

A BIBLIEx se orgulha de sua longa tradição e compromisso com a qualidade em publicações que destacam a história e os valores do Exército Brasileiro. O Concurso Literário Franklin Dória é uma oportunidade para autores e estudiosos expressarem seu respeito e admiração pela atuação das Forças Armadas brasileiras em contextos internacionais de paz.

Encorajamento à participação

A BIBLIEx encoraja todos os interessados a aproveitarem esta oportunidade única de contribuir para o legado literário do Exército Brasileiro e de participar de uma discussão enriquecedora sobre um capítulo importante da sua história. Este concurso não só honra o passado mas também inspira as gerações futuras a continuar valorizando e aprendendo com as experiências internacionais do Brasil.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).