Concurso da ESFCEx atrai mais de 10 mil candidatos em todo o Brasil

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx) receberá, no dia 14 de julho, 10.493 candidatos para o Concurso de Admissão de 2024. Com vagas para os Cursos de Formação do Serviço de Saúde, Quadro Complementar e Capelães Militares, o concurso será realizado simultaneamente em 21 cidades do país, e os portões dos locais de prova serão fechados às 9 horas, no horário de Brasília.

Detalhes do Concurso

Este ano, o concurso atraiu candidatos de todas as regiões do Brasil, concorrendo a vagas em três áreas distintas. Para o Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde (CFO/Sau), há 2.555 inscritos disputando 163 vagas distribuídas em 47 áreas e especialidades médicas, farmacêuticas e odontológicas. O Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) conta com 7.703 candidatos para 44 vagas em 18 áreas diferentes. Já o Curso de Formação de Capelães Militares (CF/CM) tem 235 candidatos disputando 5 vagas para dois credos: Padre Católico Apostólico Romano e Pastor Evangélico.

As áreas mais concorridas são Veterinária, com 415 candidatos por vaga; Enfermagem, com 404 candidatos por vaga; e Direito, com 228 candidatos por vaga. As provas serão aplicadas em 21 cidades, garantindo um alcance nacional para o certame.

Fases do Concurso

O Concurso de Admissão da ESFCEx segue um rigoroso processo seletivo composto por várias etapas. A primeira fase é o Exame Intelectual, que será realizado no dia 14 de julho. Os candidatos aprovados nesta etapa passarão por uma série de avaliações adicionais, incluindo inspeção de saúde, exame de aptidão física e exame psicológico. Além disso, os candidatos que optarem por concorrer no sistema de reserva de vagas para negros e pardos deverão passar pela comprovação de requisitos biográficos e de heteroidentificação.

Sobre a ESFCEx

A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército é responsável pela seleção e formação dos oficiais do Serviço de Saúde, do Quadro Complementar e de Capelães Militares. Profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento e especialidades de interesse do Exército, oriundos de instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação, têm a oportunidade de integrar os quadros da instituição.

Os concursos realizados anualmente pela ESFCEx são essenciais para assegurar o fluxo de carreira e garantir que as instituições de ensino formem os militares necessários para o cumprimento das atribuições constitucionais do Exército Brasileiro. A base jurídica para a realização desses concursos está na Lei 6.880/1980 (Estatuto dos Militares) e na Lei nº 12.705/2012, que estabelece os requisitos para ingresso e outras normas regulatórias.

Em caso de aprovação em todas as etapas, os candidatos são matriculados e passam a ser militares da ativa do Exército Brasileiro, na condição de 1º Tenente-Aluno e Aspirante (quando Capelão) do Curso de Formação de Oficiais. As carreiras seguem o fluxo previsto na Lei nº 5.821/1972 (Lei de Promoção de Oficiais da Ativa das Forças Armadas) e outras normas relevantes.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).