Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx) receberá, no dia 14 de julho, 10.493 candidatos para o Concurso de Admissão de 2024. Com vagas para os Cursos de Formação do Serviço de Saúde, Quadro Complementar e Capelães Militares, o concurso será realizado simultaneamente em 21 cidades do país, e os portões dos locais de prova serão fechados às 9 horas, no horário de Brasília.
Detalhes do Concurso
Este ano, o concurso atraiu candidatos de todas as regiões do Brasil, concorrendo a vagas em três áreas distintas. Para o Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde (CFO/Sau), há 2.555 inscritos disputando 163 vagas distribuídas em 47 áreas e especialidades médicas, farmacêuticas e odontológicas. O Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) conta com 7.703 candidatos para 44 vagas em 18 áreas diferentes. Já o Curso de Formação de Capelães Militares (CF/CM) tem 235 candidatos disputando 5 vagas para dois credos: Padre Católico Apostólico Romano e Pastor Evangélico.
As áreas mais concorridas são Veterinária, com 415 candidatos por vaga; Enfermagem, com 404 candidatos por vaga; e Direito, com 228 candidatos por vaga. As provas serão aplicadas em 21 cidades, garantindo um alcance nacional para o certame.
Fases do Concurso
O Concurso de Admissão da ESFCEx segue um rigoroso processo seletivo composto por várias etapas. A primeira fase é o Exame Intelectual, que será realizado no dia 14 de julho. Os candidatos aprovados nesta etapa passarão por uma série de avaliações adicionais, incluindo inspeção de saúde, exame de aptidão física e exame psicológico. Além disso, os candidatos que optarem por concorrer no sistema de reserva de vagas para negros e pardos deverão passar pela comprovação de requisitos biográficos e de heteroidentificação.
Sobre a ESFCEx
A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército é responsável pela seleção e formação dos oficiais do Serviço de Saúde, do Quadro Complementar e de Capelães Militares. Profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento e especialidades de interesse do Exército, oriundos de instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação, têm a oportunidade de integrar os quadros da instituição.
Os concursos realizados anualmente pela ESFCEx são essenciais para assegurar o fluxo de carreira e garantir que as instituições de ensino formem os militares necessários para o cumprimento das atribuições constitucionais do Exército Brasileiro. A base jurídica para a realização desses concursos está na Lei 6.880/1980 (Estatuto dos Militares) e na Lei nº 12.705/2012, que estabelece os requisitos para ingresso e outras normas regulatórias.
Em caso de aprovação em todas as etapas, os candidatos são matriculados e passam a ser militares da ativa do Exército Brasileiro, na condição de 1º Tenente-Aluno e Aspirante (quando Capelão) do Curso de Formação de Oficiais. As carreiras seguem o fluxo previsto na Lei nº 5.821/1972 (Lei de Promoção de Oficiais da Ativa das Forças Armadas) e outras normas relevantes.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395