Uma comitiva da Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF), com sede em Washington, capital dos Estados Unidos, esteve nesta semana em Roraima para visitar a Operação Acolhida. A instituição, que tem mais de 60 anos de história, atua em comunidades vulneráveis na América Latina e no Caribe por meio de parcerias com a sociedade civil, o setor privado e o poder público, promovendo capacitações e implementando programas em várias áreas técnicas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

330344227 1187645811898762 6090842739196922046 n

Recepcionado por militares da Operação Acolhida, servidores do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e agentes da Organização Internacional para as Migrações (OIM), o grupo conheceu o Posto de Recepção e Apoio (PRA), localizado ao lado do terminal rodoviário de Boa Vista. No local, todos os dias, cerca de mil pessoas são atendidas emergencialmente com alimentação, pouso, segurança e higiene.

A Operação Acolhida tem como objetivo dar suporte aos migrantes venezuelanos que chegam ao Brasil em busca de melhores condições de vida. Desde o início da crise migratória, em 2015, o Brasil recebeu cerca de 400 mil venezuelanos, dos quais cerca de 250 mil permanecem no país. A iniciativa tem o apoio do governo federal e conta com a participação de diversas organizações internacionais e da sociedade civil.

326905805 5924536984294852 3520394089947768515 n

A visita da comitiva da PADF à Operação Acolhida em Roraima demonstra a importância do trabalho realizado pela iniciativa, que busca atender às necessidades emergenciais dos migrantes venezuelanos e promover a integração social e econômica dos mesmos.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).