Nesta segunda-feira (29/05), as Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém deram início às comemorações alusivas aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira. As celebrações contaram com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e do Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto.

Visita ao Colégio Tenente Rêgo Barros

Os comandantes visitaram o Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB), onde foram recebidos pelo Diretor do CTRB, Coronel Intendente Christiano Pinto Marçal, juntamente com alunos e docentes da instituição de ensino.

Cerimônia Cívico-Militar

Durante a visita, foi realizada uma Cerimônia Cívico-Militar de descerramento do Busto do Tenente Raimundo Nonato do Rêgo Barros, piloto militar que dá nome ao Colégio, e da Placa do Código de Honra dos Alunos. Além disso, foi feito um voo simbólico da maquete da aeronave 14 Bis, em homenagem a Santos Dumont, o “Pai da Aviação”.

Exaltação aos Pioneiros da Aviação

blank

Na ocasião, o Major-Brigadeiro do Ar Nogueira ressaltou a importância de Santos Dumont e do inventor paraense Júlio César Ribeiro de Souza, reconhecido como precursor da dirigibilidade aérea, para o cenário da aviação. O Major lembrou a tentativa de ascensão do balão Santa Maria de Belém, realizada por Júlio Cesar em 1884, quando Santos Dumont tinha apenas 11 anos de idade, e sugeriu que os conceitos patenteados por Júlio Cesar provavelmente fundamentaram o aprimoramento de balões por Santos Dumont.

O evento contou também com a presença do ex-comandante do I COMAR, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, atual Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP).

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).