Nesta segunda-feira (29/05), as Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém deram início às comemorações alusivas aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira. As celebrações contaram com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e do Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto.
Visita ao Colégio Tenente Rêgo Barros
Os comandantes visitaram o Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB), onde foram recebidos pelo Diretor do CTRB, Coronel Intendente Christiano Pinto Marçal, juntamente com alunos e docentes da instituição de ensino.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Cerimônia Cívico-Militar
Durante a visita, foi realizada uma Cerimônia Cívico-Militar de descerramento do Busto do Tenente Raimundo Nonato do Rêgo Barros, piloto militar que dá nome ao Colégio, e da Placa do Código de Honra dos Alunos. Além disso, foi feito um voo simbólico da maquete da aeronave 14 Bis, em homenagem a Santos Dumont, o “Pai da Aviação”.
Exaltação aos Pioneiros da Aviação
Na ocasião, o Major-Brigadeiro do Ar Nogueira ressaltou a importância de Santos Dumont e do inventor paraense Júlio César Ribeiro de Souza, reconhecido como precursor da dirigibilidade aérea, para o cenário da aviação. O Major lembrou a tentativa de ascensão do balão Santa Maria de Belém, realizada por Júlio Cesar em 1884, quando Santos Dumont tinha apenas 11 anos de idade, e sugeriu que os conceitos patenteados por Júlio Cesar provavelmente fundamentaram o aprimoramento de balões por Santos Dumont.
O evento contou também com a presença do ex-comandante do I COMAR, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, atual Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP).