MANAUS (AM) – O Comando Militar da Amazônia (CMA) completou 66 anos neste dia 27 de outubro de 2022. Para comemorar a data, tropas das organizações militares da guarnição de Manaus participaram da em formatura militar que ocorreu no campo de parada Coronel Jorge Teixeira, na sede do CMA.
A formatura destacou a memória do Capitão-Mor PEDRO TEIXEIRA, o “Conquistador da Amazônia”, que logrou êxito em conquistar tão vasto território amazônico durante a União Ibéria.
“No aniversário do Comando Militar da Amazônia desejamos que todos nós, integrantes, consigamos manter as tradições de glória e vitória que mantém em defesa desse pedaço tão distante e tão rico do nosso território nacional. Nós temos muito orgulho de hoje estarmos comemorando 66 anos de vitória da Amazônia”, destacou o Comandante Militar da Amazônia, General FURLAN.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Durante a cerimônia aconteceu a entrega do Diploma de Amigo do CMA a 18 agraciados. Este é um momento no qual personalidades são reconhecidas pelos relevantes serviços prestados e demonstração de amizade pelo CMA, contribuindo, para o cumprimento da missão constitucional do Exército Brasileiro na Amazônia Ocidental.
Neste ano, o CMA implementou um concurso literário com o tema alusivo aos 66 anos deste comando militar de área. Dentre 162 redações recebidas, a vencedora foi a aluna do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Militar de Manaus (CMM), Ana JÚLIA de Carvalho ARTINE, de título: “O escudo de grande valor da Amazônia”.
A premiação foi uma bicicleta, entregue pelo General FURLAN. Participaram do concurso literário alunos do CMM e militares da guarnição de Manaus. “Redação é uma matéria que eu gosto muito. Entrei no site do CMA li o contexto histórico, os valores, e daí eu escrevi. Quando eu soube da notícia que eu venci, eu fiquei muito feliz”, disse JÚLIA.
A atividade contou ainda com a presença de 15 alunos do CMM e 15 escoteiros de grupos (de escoteiros) da cidade de Manaus.
Histórico
Vale acrescentar que, o CMA foi criado em 27 de outubro de 1956, por meio do Decreto nº 40.179, tendo sede em Belém (Pará), e recebeu atribuições idênticas às fixadas para os Comandos de Área do Exército.
Já em 17 de abril de 1969, com a publicação do Decreto nº 64.366, sob o comando do General RODRIGO OTÁVIO, a sede do CMA passou para Manaus, assim como foi criada (na referida data) a 12ª Região Militar também com sede na capital amazonense e jurisdição sobre os Estado do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.