MANAUS (AM) – O Comando Militar da Amazônia (CMA) completou 66 anos neste dia 27 de outubro de 2022. Para comemorar a data, tropas das organizações militares da guarnição de Manaus participaram da em formatura militar que ocorreu no campo de parada Coronel Jorge Teixeira, na sede do CMA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A formatura destacou a memória do Capitão-Mor PEDRO TEIXEIRA, o “Conquistador da Amazônia”, que logrou êxito em conquistar tão vasto território amazônico durante a União Ibéria.

“No aniversário do Comando Militar da Amazônia desejamos que todos nós, integrantes, consigamos manter as tradições de glória e vitória que mantém em defesa desse pedaço tão distante e tão rico do nosso território nacional. Nós temos muito orgulho de hoje estarmos comemorando 66 anos de vitória da Amazônia”, destacou o Comandante Militar da Amazônia, General FURLAN.

Durante a cerimônia aconteceu a entrega do Diploma de Amigo do CMA a 18 agraciados. Este é um momento no qual personalidades são reconhecidas pelos relevantes serviços prestados e demonstração de amizade pelo CMA, contribuindo, para o cumprimento da missão constitucional do Exército Brasileiro na Amazônia Ocidental.

Neste ano, o CMA implementou um concurso literário com o tema alusivo aos 66 anos deste comando militar de área. Dentre 162 redações recebidas, a vencedora foi a aluna do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Militar de Manaus (CMM), Ana JÚLIA de Carvalho ARTINE, de título: “O escudo de grande valor da Amazônia”.

A premiação foi uma bicicleta, entregue pelo General FURLAN. Participaram do concurso literário alunos do CMM e militares da guarnição de Manaus. “Redação é uma matéria que eu gosto muito. Entrei no site do CMA li o contexto histórico, os valores, e daí eu escrevi. Quando eu soube da notícia que eu venci, eu fiquei muito feliz”, disse JÚLIA.

A atividade contou ainda com a presença de 15 alunos do CMM e 15 escoteiros de grupos (de escoteiros) da cidade de Manaus.

Histórico
Vale acrescentar que, o CMA foi criado em 27 de outubro de 1956, por meio do Decreto nº 40.179, tendo sede em Belém (Pará), e recebeu atribuições idênticas às fixadas para os Comandos de Área do Exército.

Já em 17 de abril de 1969, com a publicação do Decreto nº 64.366, sob o comando do General RODRIGO OTÁVIO, a sede do CMA passou para Manaus, assim como foi criada (na referida data) a 12ª Região Militar também com sede na capital amazonense e jurisdição sobre os Estado do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

CMA66anos 03 CMA66anos 02 CMA66anos 04 CMA66anos 05 CMA66anos 06

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).