O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul (ComGptPatNavS) recebeu, no dia 01 de dezembro de 2022, uma embarcação de casco semi-rígido (ECSR) “Sentinela dos Mares do Sul”, oriunda de emenda parlamentar do Deputado Federal Marcel Van Hattem (NOVO-RS).

ECSR foi adquirida por emenda parlamentar do Deputado Federal Marcel Van Hattem

A aquisição da embarcação visa reforçar as diversas atividades realizadas pelas embarcações orgânicas dos navios subordinados ao ComGptPatNavS, como abordagens em Patrulhas e Inspeções Navais, atividades em que o Grupo de Visita e Inspeção (GVI) verifica as embarcações no mar. Além disso, o propósito é intensificar a atuação dos meios da MB em operações interagências ao facilitar o embarque de agentes de forças auxiliares, como a Polícia Federal e o Ibama, nas atividades conjuntas, buscando contribuir para a redução das ações do crime organizado, coibir práticas ilícitas e delitos ambientais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A ECSR conta com equipamentos modernos de comunicação e navegação, além de um motor de popa de 115 HP, que proporciona velocidade e autonomia necessária para operar no entorno marítimo, contribuindo sobremaneira para a capacidade operacional dos meios navais por meio de ações de fiscalização, que por sua vez proporcionam um ambiente marítimo mais seguro para as diversas atividades socioeconômicas locais.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).