Qualificação de Equipes de Manobra com aeronave IH-6B, da Marinha

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizou, no dia 5 de abril, a manutenção da qualificação de equipes de manobra com helicópteros, com apoio da aeronave “IH-6B” (Bell Jet Ranger III), do 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução da Marinha. Na sequência, operou com a aeronave “H-36 Caracal”, da Força Aérea, no litoral do Rio de Janeiro (RJ).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comissão teve o propósito de realizar operações aéreas em proveito da qualificação dos militares recém-cursados em Manobra e Crash, além dos oficiais e praças de navios que operam com aeronaves, subordinados ao Comando-em-Chefe da Esquadra e ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste. A qualificação habilita a execução de tarefas para as mais variadas missões, inclusive as operações de busca e salvamento (SAR – Search and Rescue), que contribuem para a salvaguarda da vida humana no mar.

Após a qualificação, o NPaOc “Apa” realizou manobras de resgate e içamento com a aeronave “H-36 Caracal” do 3º/8º GAv da Força Aérea, proporcionando a troca de experiências e assimilação de procedimentos técnicos nas operações aéreas, ampliando suas capacidades e ratificando a interoperabilidade para a execução de operações conjuntas.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).