Neste 8 e 9 de abril, o General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, Comandante Militar do Leste, fez sua primeira visita oficial à 4ª Região Militar e à Guarnição de Belo Horizonte. A visita teve como foco principal a avaliação das capacidades operacionais e o fortalecimento dos laços entre as Organizações Militares Diretamente Subordinadas à 4ª RM e as Organizações Militares da Guarnição local.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cerimônia de Formatura e Apresentações

Snapinsta.app 436230043 322343544209263 6936275160351797430 n 1080

Durante a visita, foi realizada uma formatura com a presença marcante das tropas, onde o General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, Comandante da 4ª Região Militar, apresentou as principais características e potencialidades da região, historicamente conhecida como “Região das Minas do Ouro”. Esta apresentação sublinhou a importância estratégica e o valor histórico da área, tanto para as operações militares quanto para a cultura e economia locais.

Interatividade com a Comunidade Militar

Snapinsta.app 436279789 474130508271869 8218275576038963130 n 1080

O Comandante Militar do Leste também se dirigiu aos alunos do Colégio Militar de Belo Horizonte, oferecendo palavras de incentivo e destacando a importância da educação na formação de futuros líderes militares e civis. Além disso, o General Nunes de Vasconcellos teve um encontro significativo com os Oficiais Subtenentes e Sargentos da Guarnição, onde discutiu questões de liderança, gestão e a relevância da preparação contínua para os desafios contemporâneos.

Impacto da Visita

A passagem do Comandante Militar do Leste pela capital mineira não apenas reforçou o compromisso do Exército Brasileiro com a manutenção da excelência operacional na região, mas também serviu para inspirar e motivar as tropas, enfatizando a sinergia entre a história, cultura e a missão militar. Esta visita sublinha a contínua dedicação do Exército à defesa e ao desenvolvimento regional, mantendo elevados padrões de prontidão e cooperação inter-militar.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).