Fortaleza (CE) – O Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, participou da Festa Nacional da Infantaria, no Ceará. As atividades contaram, ainda, com a presença do Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e de oficiais-generais do Alto Comando do Exército. O Dia da Arma de Infantaria é celebrado em 24 de maio, data que marca o nascimento do Brigadeiro Antônio de Sampaio, patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A primeira solenidade, no dia 24 de maio, foi realizada na cidade de Fortaleza, junto ao Panteão de Sampaio, local onde estão os restos mortais do Brigadeiro Antônio de Sampaio. O monumento foi inaugurado em 24 de maio de 1996, na Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, que hoje é sede do Comando da 10ª Região Militar. O local já abrigou o 22º Batalhão de Caçadores, onde, em 17 de julho de 1830, o jovem sertanejo Antônio de Sampaio assentou praça.

Já durante a noite, em uma formatura no 23° Batalhão de Caçadores, também em Fortaleza, uma guarda com uniformes históricos foi solenemente substituída por outra guarda com os uniformes atuais de diferentes unidades de infantaria, simbolizando a modernização da Arma. Após a entrada da tropa no pátio de formatura, a espada de Sampaio e o estandarte da Divisão Encouraçada – que foi comandada pelo patrono – foram conduzidos a um local de destaque. Antes de o desfile da tropa encerrar a formatura, o General Freire Gomes acompanhou o Ministro da Defesa, que marchou à frente de infantes da ativa e da reserva.

As comemorações foram encerradas na manhã seguinte, em Tamboril, interior do Ceará, local de nascimento do herói da Guerra da Tríplice Aliança. O Comandante do Exército participou da solenidade em homenagem ao Patrono da Infantaria no Parque Histórico Brigadeiro Sampaio.

Fonte: CCOMSEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).