A Marinha do Brasil (MB) inaugurou, em 8 de dezembro, nas proximidades do Marco Zero, em Recife, Pernambuco, o monumento em homenagem aos Marinheiros mortos no afundamento do Cruzador “Bahia”. A cerimônia, que foi presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, integra uma série de atividades promovidas pela Força, ao longo deste ano, para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a solenidade, o Comandante da Marinha pontuou a importância de relembrar as centenas de vidas perdidas no naufrágio do Cruzador “Bahia”: “É, para mim, uma satisfação muito grande estar aqui, hoje, para uma ocasião tão especial, carregada do mais nobre simbolismo, na qual homenageamos heróis que deram a vida e enfrentaram a morte para a defesa da liberdade e da soberania do Brasil”.

03

Em um dos momentos de maior emoção do evento, o Comandante da Marinha, acompanhado do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Richard Fernandez Nunes, do Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante André Moraes Ferreira, da Presidente da Sociedade Amigos da Marinha em Pernambuco, Luiza Aragão, e do filho do Almirante Lúcio Torres Dias, sobrevivente do naufrágio do Cruzador “Bahia”, Gustavo Dias, fez uma aposição floral no monumento, como forma de reverenciar a memória dos heróis brasileiros mortos no afundamento do navio.

Além de outras autoridades civis e militares, estiveram presentes na cerimônia crianças e adolescentes de Grupos de Escoteiros do Mar e alunos do Programa Forças no Esporte (Profesp), que deram um brilho especial à solenidade, ao entoarem a Canção “Cisne Branco”. Durante o evento, o público assistiu ainda às apresentações musicais da banda de música composta por alunos da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE).

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).