O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, juntamente com o Alto-Comando da FAB, Oficiais-Generais, parlamentares e autoridades dos Governos Federal, Estadual e Municipal, realizou uma visita técnica-operacional ao Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional (EXCELSIOR), no Amazonas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Reconhecimento e Louvor do Comandante

CMTAER 0106 16

Durante a visita, o Comandante conheceu a estrutura montada para atendimento em saúde à população ribeirinha do município de Barcelos. Damasceno elogiou a dedicação e o profissionalismo dos militares envolvidos, lembrando sua própria experiência no comando da Operação Ágata IV, em 2012, que também ofereceu atendimento médico às populações do Amazonas.

Metas Superadas e Sucesso do EXCELSIOR

CMTAER 0106 19
DCIM100MEDIADJI_0254.JPG

O Comandante do Exercício, Brigadeiro Intendente Gilson Alves Almeida Junior, apresentou um balanço positivo do EXCELSIOR 2023. Até agora, o número de atendimentos tem excedido a meta estabelecida, com mais de 2.500 atendimentos no distrito de Moura e mais de 3.500 no município de Barcelos. Destes, a maioria foi nas áreas de odontologia e pediatria. Além disso, mais de 13 mil medicamentos foram distribuídos após as consultas.

O Exercício EXCELSIOR

Infografico 01JUN

O Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional (EXCELSIOR) é uma ação do Comando da Aeronáutica (COMAER). Este evento foi possível graças à colaboração de diversas unidades, incluindo o Destacamento de Apoio à Comissão de Aeroportos da região Amazônica (DACO-MN), o Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), o Hospital de Campanha da Força Aérea (HCAMP), o Escalão Móvel de Apoio (EMA), o Grupo de Segurança e Defesa de Manaus (GSD-MN) e a Unidade Celular de Intendência (UCI).

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).