A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, anualmente, o Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira (ECFAB), destinado a atualizar e ampliar os conhecimentos dos Oficiais Superiores da Aeronáutica, indicados aos cargos de Comando, Chefia e Direção das Organizações Militares e Comissões do Comando da Aeronáutica. Para marcar o encerramento das atividades, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, palestrou sobre o tema “Exercício do Comando”, a 75 Oficiais-Alunos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i21111917581603759

A palestra aconteceu nessa sexta-feira, dia 19 de novembro, no auditório da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), no Rio de Janeiro (RJ). Estiveram presentes o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sergio Rodrigues Pereira Bastos Junior; o Comandante Interino da Universidade da Força Aérea e Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior.

i21111917582104816De acordo com o Comandante da Aeronáutica, esta foi uma oportunidade de estar próximos dos futuros líderes, que em breve assumirão novas responsabilidades em suas carreiras. “Vim relembrar as atividades que serão necessárias como Comandante, as características das lideranças que precisarão desenvolver, a necessidade de priorização dos recursos de toda sorte. Ou seja, é uma oportunidade gratificante para mim como Comandante e, espero que tenha sito para eles, como próximos Comandantes desse nosso biênio”, destaca.

Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira (ECFAB)

Participaram do ECFAB 2021, Oficiais Superiores dos Quadros de Aviação, Intendência, Infantaria, Médicos, Engenheiros, Dentistas, Farmacêuticos e especialistas de Aeronáutica.

i21111917582004523O Oficial-Aluno mais antigo do ECFAB, Coronel Aviador Renato Leal Leite, discursou em nome da turma, e destacou acerta da importância do ECFAB. “Hoje, encerramos mais uma fase de nossa preparação para assumirmos cargos de Comandantes, Chefes, Diretores e Presidentes. Foram duas semanas intensas, em que podemos enriquecer nossos conhecimentos, trocar experiências e debater com os mais experientes gestores de nossa Força Aérea”, finaliza.

Confira aqui o vídeo da matéria.

Vídeo: Suboficial Nery/CECOMSAER

Foto: Sargento Viegas/CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).