Durante a última semana de março, entre os dias 27 e 31, os 15 Colégios do Sistema Colégio Militar do Brasil realizaram a Semana da Inclusão. O evento contou com ciclos de atividades para sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar sobre a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. As atividades foram promovidas pelas Seções Psicopedagógicas e Seções de Atendimento Educacional Especializado de cada colégio militar e tinham como objetivo proporcionar aos integrantes de cada instituição oportunidades de reflexão e vivências acerca de temas conectados à Educação Especial.

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A programação da Semana da Inclusão contou com workshops, palestras e atividades físicas e sensoriais para os alunos, além de palestras sobre os desafios do esporte para pessoas com limitação física e a importância da inclusão. Os alunos também participaram de atividades como correr de olhos vendados, tocar um instrumento musical com os olhos vendados e pintura com a boca, sem o uso das mãos. Atletas com deficiência também visitaram alguns dos colégios e conversaram com os alunos sobre suas experiências.

O evento foi uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre a inclusão de alunos com deficiências, Transtorno do Espectro Autista e também com Altas Habilidades ou Superdotação. Durante todo ano letivo, são desenvolvidas atividades permanentes nos Colégios Militares que asseguram a assistência e o acompanhamento dos alunos inseridos na modalidade da educação especial, com base nos princípios fundamentais de acesso, de permanência, de participação e de aprendizagem, garantidos pelas legislações educacionais vigentes.

A Semana da Inclusão é uma atividade prevista no Calendário Escolar dos Colégios Militares e tem como principais objetivos proporcionar aos integrantes de cada Colégio oportunidades de reflexão e vivências acerca de temas conectados à Educação Especial. A professora de Ciências Naturais Tatiane, do Colégio Militar de Juiz de Fora, ressaltou que a inclusão é um direito e oportunidade de desenvolvimento e conhecimento para todos os envolvidos e que a semana trouxe grandes aprendizados. O professor de Ciências Naturais Felipe Jardim, do Colégio Militar de Curitiba, comentou sobre alguns dos princípios fundamentais da inclusão, destacando que “a inclusão é, sobretudo, um ato humano por natureza”.

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Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).