São Gabriel da Cachoeira (AM) – O Colégio Militar de Manaus (CMM) inaugurou as novas instalações do Núcleo de Apoio do Curso Regular de Educação a Distância da Guarnição de São Gabriel da Cachoeira. Nos dias 18 e 19 de outubro, uma comitiva do Colégio foi recebida na 2ª Brigada de Infantaria de Selva para a cerimônia de inauguração.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante do Colégio Militar de Manaus, Coronel Fernando Cunha, enfatizou que os polos de educação a distância são um marco para a região amazônica, pois levam conhecimento e cultura para a família militar na faixa de fronteira. O novo polo conta com instalações e meios modernos, que propiciam um ambiente seguro, com materiais de qualidade e acesso à internet banda larga.

A senhora Jakeline Schmitt, mãe de aluna do EAD/CMM, ressaltou que as instalações do novo Polo EAD contribuem para projetar a qualidade do ensino e oferecem espaço para estudos e para a integração entre os alunos, o que favorece a aprendizagem.

O aluno Victor Figueiredo, destaque nas olimpíadas de matemática, física, redação e orientação do ensino médio, relatou que o novo espaço possibilita o desenvolvimento escolar, por ser uma instalação moderna e organizada exclusivamente para a modalidade de ensino a distância.

Segundo o Comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Peixoto, o novo Polo EAD passa a atender a uma demanda reprimida da família militar em São Gabriel da Cachoeira, pois promove o acesso de dependentes de militares ao ensino de qualidade do Sistema Colégio Militar do Brasil, contribuindo para a manutenção da unidade familiar na guarnição, uma vez que, em virtude da carência na disponibilidade de ensino, muitos militares acabam deixando seus filhos estudando em outras cidades quando são movimentados para São Gabriel da Cachoeira.

O novo polo é resultado de um projeto da 2ª Brigada de Infantaria de Selva em parceria com o Colégio Militar de Manaus, que objetiva aperfeiçoar o sistema de educação e cultura na Amazônia e fortalecer a dimensão humana do Exército.

A comitiva chefiada pelo Comandante do CMM, composta pelo Chefe da Seção de Ensino a Distância (SEAD), Coronel Barcellos Ribeiro, e por demais integrantes do CMM e da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, foi recepcionada na 2ª Brigada de Infantaria de Selva com a tradicional saudação indígena, cerimônia na qual militares de diversas etnias indígenas saúdam os visitantes em seus respectivos dialetos. A cerimônia de inauguração das novas instalações, no dia 19, também contou com a presença de pais, alunos e militares que atuaram na construção.

Fonte: 2ª Brigada de Infantaria de Selva

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).