Em 28 de junho, o Departamento de Engenharia e Construção (DEC) acolheu uma delegação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (NOVACAP). A reunião, presidida pelo Chefe do DEC, General de Exército Anisio David de Oliveira Junior, e pelo Presidente da NOVACAP, Sr. Fernando Rodrigues Ferreira Leite, teve como foco principal a construção de unidades hospitalares no Distrito Federal.

Construção do Novo Hospital do Recanto das Emas

A engenheira Maruska Holanda, Coordenadora do Grupo de Trabalho para a Construção de unidades hospitalares no Distrito Federal, ministrou uma palestra detalhando as ações operacionais e administrativas da NOVACAP na implantação do novo Hospital do Recanto das Emas. Para Fernando Leite, Presidente da NOVACAP, essa cooperação é altamente benéfica para ambas as partes: “A busca por soluções de engenharia, construções de baixo custo e prazos reduzidos são anseios tanto do Governo do Distrito Federal quanto do Exército. Essa troca de experiências é extremamente enriquecedora”, afirmou Leite.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Contribuição Mútua e Inovações

A NOVACAP contribuiu com informações valiosas sobre o regime de contratação integrada em uma obra complexa, como um hospital. Em troca, o DEC ofereceu sua vasta experiência em padronização de obras e no uso de Building Information Modeling (BIM). Maruska Holanda destacou a importância dessa colaboração, afirmando: “O DEC é tido como referência em órgãos públicos no uso do BIM e, para a nossa equipe, é importante saber até que ponto estamos no caminho certo ou precisamos nos adaptar. A NOVACAP está aberta para essas inovações.”

Projeto Novo HMAB e a Busca por Inovação

Além de estreitar os laços institucionais, a parceria com a NOVACAP fortalece a busca por soluções inovadoras e eficazes na construção de infraestruturas complexas. Esse intercâmbio faz parte dos trabalhos relacionados ao Projeto Novo HMAB, que envolve a construção das novas instalações do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB), uma infraestrutura crucial para atender às necessidades de saúde da Família Militar na guarnição de Brasília e de outras localidades do Comando Militar do Planalto.

Fonte: Departamento de Engenharia e Construção

 

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).